Segundo Paulo Fagundes Vizentini:
“A construção de sistemas internacionais estruturados em escala mundial, dotados de continuidade histórica e de um caráter progressivo, iniciou-se há quinhentos anos, com a revolução comercial que caracterizou a expansão européia. Anteriormente, os grandes impérios chegaram a integrar amplas regiões, mas o colapso dos mesmos produziu o retrocesso e, mesmo, a interrupção deste fenômeno. O império mongol, que por volta do século XIII construiu a mais vasta unidade política geograficamente contígua (dominando a maior parte da Eurásia), desapareceu bruscamente, quase sem deixar vestígios. No século XV o mundo ainda era dividido em pólos autônomos, quase sem contatos entre si. Entre eles podemos mencionar os Astecas, os Maias, os Incas, a cristandade da Europa ocidental, o mundo árabe-islâmico, a Pérsia, a China, o Japão, a Índia e impérios da África negra, como Zimbábue. Seguramente o pólo mais desenvolvido, na época, era a China.
A partir de então, sob impulso do nascente capitalismo, os reinos europeus iniciam a expansão comercial, que será liderada consecutivamente por Portugal, Espanha, Holanda e França. Tratava-se de uma ‘globalização’ que ocidentalizava ou europeizava o mundo. Este sistema era baseado no comércio, na formação de um mercado mundial e no domínio dos grandes espaços oceânicos, e a queda ou declínio de cada uma destas lideranças não produziu o colapso do sistema. Pelo contrário, cada um delas foi sucedida por outra mais capacitada, com o sistema se tornando ainda mais complexo e integrado, como assinala Giovanni Arrighi. O sistema mundial capitalista atingirá sua maturidade em fins do século XVIII, com o advento do mundo industrial e da hegemonia inglesa.” (“Os sistemas internacionais na história”. In: http : // educaterra . terra . com . br /vizentini/artigos/artigo_88. htm).
Com base nessa lição e na leitura do material de estudos, julgue os seguintes itens e assinale a sequencia correta:
i) somente após a formação dos Estados nacionais é possível identificar a existência de uma “sociedade internacional”.
ii) os conceitos “sociedade internacional” e “sociedade interestatal” são equivalentes.
iii) sempre houve “sociedade internacional”, pois este é um nome moderno para um fenômeno antigo que existe desde os primórdios da civilização, antes mesmo do surgimento da ideia de Estado.
iv) atualmente inexistem fronteiras ou limites à comunicação, ao comércio, às trocas internacionais ou à interdependência entre as nações, pois atos praticados num hemisfério impactam quase que instantaneamente no outro.
Escolha uma:
1. v; f; f; v.
2. f; f; v; v.
3. v; v; v; v.
4. f; v; v; v.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Correta: 2. f; f; v; v.
Respondido por
4
Resposta:
a sequência correta é f; f; v; v
Perguntas interessantes