Segundo Paquini, Souza e Filipim (2018), a descentralização é uma estratégia do Estado Neoliberal. Sendo assim, podemos mencionar que, no Brasil, o Neoliberalismo surgiu no governo Fernando Collor de Mello, evidenciando-se, com mais exatidão, no governo Fernando Henrique Cardoso (1995 - 2002) com a chamada Reforma do Estado. PASQUINI. Adriana Salva terra; SOUZA. Marcia Maria Previato de; FILIPIM. Priscila Viviane de Souza. Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica. (Reimpressão revista e atualizada) Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. 162 p. Com base no exposto, as características de um Estado descentralizado são:
Soluções para a tarefa
Olá!
Parece que você esqueceu as alternativas, inclusive a correta que é a número 5. Um Estado descentralizado tem como característica eximir-se das responsabilidades sociais como saúde, moradia, segurança e educação. Em outras palavras, tira o Estado do foco, do centro, para lançar responsabilidades a sociedade civil
Partindo deste ponto, fica claro observar que o Estado descentralizado atua pressionando os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões, ou seja, esse Estado está ligado a criação de entes com personalidade jurídica.
Esses entes, no Estado descentralizado, possuem competência legislativa dentro de seu âmbito territorial, e, por isso, a desconcentração é a distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica, com as hierarquias mais baixas.
Até mais!
"as políticas de des centralização e responsabilização da sociedade civil nas questões sociais, entre elas, a educação. De acordo com Viriato (2004), a descentralização é uma estraté gia do Estado para se eximir das responsabilidades sociais, como saúde, moradia, segurança e educação, as quais são garantidas na Constituição de 1988." (página 22).
As alternativas são:
Alternativa 1:
Um Estado descentralizado prioriza o direito do povo, oferecendo saúde, educação e serviços sociais de qualidade para todos.
Alternativa 2:
Um Estado descentralizado resume-se em excluir a autonomia do comércio, pois este prejudica o crescimento econômico e o desenvolvimento social do país; o foco é o Estado.
Alternativa 3:
Um Estado descentralizado resume-se em investimentos que priorizem a educação, saúde, segurança, lazer, moradia, entre outros elementos que são fulcrais para a sobrevivência dos seres humanos.
Alternativa 4:
Um Estado descentralizado tem como característica adquirir bens materiais, ou seja, capital financeiro para a nação. Esse tipo de Estado se preocupa com as benfeitorias para que o povo usufrua de seus direitos.
Alternativa 5:
Um Estado descentralizado tem como característica eximir-se das responsabilidades sociais como saúde, moradia, segurança e educação. Em outras palavras, tira o Estado do foco, do centro, para lançar responsabilidades a sociedade civil.
Sendo assim, a correta é a alternativa 5