Segundo padre Vieira, quais foram as três partes que permaneceram inteiras após o abalo?
Soluções para a tarefa
Sua questão se refere ao "Sermão ao Enterro dos Ossos dos Enforcados", pregado por Vieira em 1637, na Igreja da Misericórdia da Bahia.
O trecho que fala sobre o terremoto em açores é:
"Como se nos pregara Deus aos portugueses, e mais aos das cidades e praças marítimas – como esta é, e aquela era – que por falta de justiça, de misericórdia e de verdade, se vêem tão destruídas e assoladas as nossas conquistas, e que só se pode defender, conservar e manter em pé sobre três colunas, com verdade, e com misericórdia, e com justiça (...)"
a) As três partes que ficaram inteiras após o abalo foram: a cadeia pública, a Casa de Misericórdia e o púlpito da igreja maior. Isso porque, segundo Vieira, “no cárcere, o reconheceram a justiça, no hospital a misericórdia, e no púlpito a verdade”.
Para o padre Vieira, o terremoto ocorrido era um sinal divino. Por isso, ele associou cada parte inabalada a uma virtude. A cadeia pública foi associada à justiça; a Casa de Misericórdia (hospital) foi associada à misericórdia; e o púlpito foi associado à verdade.