Segundo os especialistas e estudiosos de finanças, a Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC) fornece um resumo dos fluxos de caixa operacionais, de investimento e de financiamento da empresa, conciliando-os com as variações de seus saldos de caixa e aplicações financeiras. Assim, poderíamos certamente afirmar que:
a.
Através da análise da DFC é possível obtermos uma visão bastante ampla do ‘movimento’ do caixa no período analisado. Ou seja, sua origem, seu destino e a forma como a empresa ‘financia’ e ‘sustenta’ o seu negócio.
b.
Através da análise da DFC nunca se pode obter uma visão ampla do ‘movimento’ do caixa no período analisado devido à sua pouca complexidade e detalhamento. Ou seja, pode-se apenas identificar a origem e o destino do caixa no período analisado.
c.
Uma análise detalhada da DFC é parte do Planejamento Orçamentário. Assim sendo, às vezes permite ao analista de investimento efetuar uma administração eficiente e eficaz do negócio, oferecendo a previsão futura de caixa e dos níveis de endividamento.
d.
Através da análise da DFC é possível obtermos uma visão bastante ampla do ‘movimento’ do caixa no período analisado, mas nunca do nível de endividamento. Isto porque o nível e a variação do endividamento nunca estarão refletidos na DFC.
e.
A análise da DFC é essencial para compreendermos o valor dos investimentos, da depreciação, das contas a pagar e das contas a receber de uma empresa, mas nunca do endividamento. Impedindo assim uma profunda análise da liquidez do negócio.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Alternativa A) Através da análise da DFC é possível obtermos uma visão bastante ampla do ‘movimento’ do caixa no período analisado. Ou seja, sua origem, seu destino e a forma como a empresa ‘financia’ e ‘sustenta’ o seu negócio.
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) tornou-se obrigatória a partir da Lei 11.638/07, vindo a substituir a DOAR (Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos).
Seu objetivo é permitir:
⇒ a avaliação do potencial da empresa em gerar fluxos futuros de caixa;
⇒ capacidade da entidade em honrar seus compromissos, tais como, pagar dividendos;
⇒ identificar a necessidade da empresa em captar recursos financeiros externos.
Dessa forma, a DFC permite uma análise das diferenças entre o lucro liquido e as entras e saídas de caixa.
Espero ter ajudado ;)
Correto, Alternativa A) Através da análise da DFC é possível obtermos uma visão bastante ampla do ‘movimento’ do caixa no período analisado. Ou seja, sua origem, seu destino e a forma como a empresa ‘financia’ e ‘sustenta’ o seu negócio.