segundo o texto qual o funcionamento do 'bloqueio e levantamento' no voleibol de praia?
Soluções para a tarefa
É a ação de interceptar a bola vinda do campo adversário (exceto o saque) estendendo-se os braços e as mãos espalmadas acima do bordo superior da rede. O bloqueio ocorre efetivamente quando a bola toca no bloqueador.
No Vôlei de Praia, diferentemente do vôlei de quadra, o toque no bloqueio é valido, isto é, após o mesmo são permitidos apenas mais dois toques.
O bloqueio é um imperativo. Os atacantes, por meio da cortada, imprimem grande velocidade às bolas que, sem bloqueio, tornam a tarefa da defesa praticamente impossível.
Com o bloqueio, há inúmeras alternativas e todo um sistema defensivo a ser elaborado. Ele é a primeira tentativa de interceptação do ataque adversário - ou minimização dos seus efeitos - e constitui-se ainda no principal ponto de referência do sistema defensivo.
- O Fundamento.
O bloqueio - como Fundamento da Técnica Individual - não difere em nada do que é realizado no voleibol de quadra. Sua execução perfeita é fator fundamental. Até o complemento da execução, alguns fatores são igualmente importantes. Todos serão abordados, com máximo detalhamento, ao longo da apresentação do assunto. Vamos raciocinar: será que adianta alguma coisa deslocar rápido, saltar bem, ter uma boa percepção de tempo, etc, e não ter um bom fundamento? Da mesma forma, será que adianta ter um bom fundamento e não ter as qualidades físicas indispensáveis, uma boa percepção, etc?
O aspecto mais importante, na minha opinião, é compreensão de que a ação final resulta de todos os fatores. Resumindo: é muito pouco provável um bloqueador ser eficiente sem possuir todas as qualidades requeridas; sobretudo, se não possuir a correta técnica individual - o fundamento propriamente dito.
- Decomposição da Execução do Fundamento.
- Posicionamento de Expectativa.
O jogador bloqueador (JB) desloca-se para o ponto da rede em que fique de frente para o jogador que recepciona o saque. Espera a definição do levantamento e o ponto da rede em que a bola vai ser atacada.
- Apropriada para - realmente - saltar para o bloqueio.
- Postura de Expectativa do Corpo:
- Apropriada para a saída do posicionamento de bloqueio para o de defesa - a manobra "Reco-Reco".
Após o levantamento, o JB aguarda o momento de saltar para o bloqueio com uma postura de expectativa do corpo (PEC). Uma peculiaridade do Vôlei de Praia é que admite dois tipos de (PEC), a saber.
- Apropriada para - realmente - saltar para o bloqueio.
Mais utilizada no voleibol masculino, em virtude dos atacantes - em sua grande maioria - utilizarem a cortada forte como meio de ataque. A Postura de Expectativa do Corpo, para esta opção é a seguinte:
- de pé, com as duas pernas estendidas e com afastamento equivalente a largura dos ombros (boa base);
- o tronco é reto e a cabeça erguida, olhando fixamente para a aproximação do atacante;
- braços da maneira mais confortável possível.
Na figura a seguir, está demonstrada a Postura de Expectativa. É bem natural. O aspecto mais importante é a observação, pelo bloqueador, da movimentação do atacante; desde o momento em faz a recepção do saque. Ou seja, ele faz a recepção, a primeira aproximação (do ponto em que recepciona ao ponto em que faz a última aproximação) e a aproximação final (as duas últimas passadas antes do salto para o ataque). Neste último movimento o bloqueador tem que estar ri-go-ro-sa-men-te na frente do cortador.