Sociologia, perguntado por nayaraamorim2810, 8 meses atrás

segundo o texto Como está dividido a matriz energética brasileira​

Soluções para a tarefa

Respondido por missjackson12041987
1

Resposta: onnde estaa o texto????

Explicação:

Respondido por gabi00489
1

Resposta:

Ela está dividida entre a energia renovável e não renovável.

Renováveis : São aquelas que não acabam ou podem ser recicladas, como por exemplo, energia solar, energia eólica e hidrelétricas.

Não renováveis : São aquelas que um dia vai acabar não tem como repor é o caso do petróleo, gás natural, carvão mineral e etc.

As renováveis são energias do futuro e já são usadas em países desenvolvidos como energia alternativa, mas ainda estão ganhando espaço.

Explicação:

A matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis no país para suprir sua demanda energética. A matriz energética brasileira é bastante diversificada, sendo composta por fontes renováveis e não renováveis de energia.

O Brasil apresenta uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo industrializado. Aproximadamente 43% da produção de energia no país é proveniente de fontes de energia renováveis, sendo elas a energia eólica, hidráulica, solar e biomassa (responsável pela produção de biocombustíveis, como o etanol).

→ Energia hidráulica: aproximadamente 75% da energia elétrica produzida no Brasil provém das das usinas hidrelétricas. No país, existem 140 usinas em funcionamento para a produção de eletricidade. A energia hidráulica é, portanto, a fonte renovável mais utilizada no país.

→ Biomassa: o etanol é um biocombustível produzido por meio da biomassa. No Brasil, em 2015, foram produzidos cerca de 37 bilhões de litros de etanol. O uso desse biocombustível como alternativa ao uso da gasolina (proveniente do petróleo) impediu que o Brasil emitisse cerca de 800 milhões de toneladas de gás carbônico à atmosfera nos últimos 30 anos. Em 2015, o uso da biomassa para obtenção de energia representou cerca de 8% do total de energia produzida no país.

→ Energia Eólica: de acordo com o Atlas Eólico Nacional, o Brasil é o país com a maior capacidade de produção de energia eólica da América Latina e do Caribe. O Nordeste brasileiro é a região com maior potencial para produção de energia por meio dos ventos.

→ Energia Solar: entre as fontes renováveis disponíveis, a energia solar é a fonte menos utilizada no Brasil para produção de energia elétrica. No ano de 2015, foi gerada apenas 0,01% de energia por meio fotovoltaico (placas com células fotovoltaicas que convertem energia solar em energia elétrica).

O Brasil é o país com maior potencial de produção eólica da América Latina.

Apesar da significativa representatividade das fontes renováveis na matriz energética brasileira, o consumo de fontes de energia não renováveis no país ainda é maior que o de renováveis.

O petróleo é bastante utilizado no país para obtenção de energia. Segundo a Agência Internacional de Energia, o Brasil consumiu, no ano de 2017, cerca de 3,16 milhões de barris de petróleo por dia. Nesse mesmo ano, a produção de petróleo alcançou a marca de 2,80 milhões de barris diários.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, obstáculos de ordem econômica e operacional impedem a difusão do uso de fontes renováveis de energia no país. É preciso investimento tecnológico que viabilize o uso dessas fontes para que elas cheguem até a maioria da população sem altos custos.

SINTO QUE ESTÁ ERRADO, MAS TALVEZ VÁ AJUDAR!

Perguntas interessantes