História, perguntado por ac877567, 11 meses atrás

Segundo o sub capítulo 7.1 do livro didático, quais foram os dois acontecimentos que marcaram a Alemanha no período entreguerras e o que levou os alemães a eleger um partido que defendia ideias tão extremistas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por EdianeM
1

O Primeiro foi o Tratado de Versalhes em junho de 1919, seis meses após a Primeira Guerra Mundial,que aplicou pesadas Sanções econômicas e sociais à nação alemã. Alemanha foi considerado o principal responsável pelo conflito, foi obrigado a assumir severas reparações de guerra.

O segundo foi a Grande depressão de 1929. A crise econômica, provocou desemprego recorde na Alemanha, aprofundou a insatisfação popular.

As camadas mais altas temiam a eclosão de uma revolução operária nos mesmos moldes de revolução bolchevique russa. Ao mesmo tempo a descrença na capacidade da democracia de combater os efeitos da crise criou o terreno propício na proliferação de ideias conservadoras e ultranacionalista, divulgadas pelos partidos de extrema direita.

o que levou os alemães a eleger um partido que defendia ideias tão extremistas foi que após o fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha teve impostos termos de paz pesados, mesmo humilhantes, que afetaram sua frágil economia pós-guerra. Após a crise de 1929, a questão econômica se tornaria ainda mais crítica, em paralelo com uma série de governos frágeis que não conseguiam resolver a situação. Neste contexto, surgiram os nazistas. Convenientemente colocando a culpa de tudo em alguns poucos grupos sociais, ao mesmo tempo em que propunham uma solução de força para pôr fim ao caos, eles conseguiram votos o suficiente para ingressar no sistema democrático, impondo depois uma ditadura.

Perguntas interessantes