Segundo O século XIX foi marcado na América Latina, pela criação de Estados nacionais, alguns majoritariamente indígenas, mas construídos à imagem e semelhança dos antigos colonizadores: Estado único e Direito único, na boa proposta de acabar privilégios e gerar sociedades de iguais, mesmo que para isso tivesse que reprimir de forma violenta ou sutil as diferenças culturais, étnicas, raciais, de gênero, de estado ou condição (MARES, 2008:63).
qual a resposta
Durante décadas, os governos que se sucederam criaram alguns órgãos que, realmente e efetivamente, serviram para proteger os interesses dos povos indígenas,
Apesar de todas as discussões sobre a humanidade dos povos que habitavam as terras americanas, a escravidão indígena não foi impedida, e a catequese forçada comprovou o caráter de imposição que assegurava a relação pretendida pelos invasores.
Atualmente, todas as escolas de ensino fundamental e médio públicas devem conferir destaque ao ensino da história e cultura dos povos indígenas, menos as de ensino privado.
A temática indígena sempre esteve presente nas salas de aula das escolas de todo o Brasil, não só ao comemorar o dia do índio, 19 de abril. Sempre foi uma determinação da legislação brasileira que esse assunto fizesse parte do currículo escolar.
A falta de políticas públicas causa inúmeros problemas para os povos indígenas, cuja cultura ancestral está vinculada a terra. Mas, os direitos indígenas consagrados em documentos nacionais e internacionais são cumpridos à risca.
Soluções para a tarefa
A resposta correta está em:
A temática indígena sempre esteve presente nas salas de aula das escolas de todo o Brasil, não só ao comemorar o dia do índio, 19 de abril. Sempre foi uma determinação da legislação brasileira que esse assunto fizesse parte do currículo escolar.
Partindo deste ponto, a importância da proteção e do valor a cultura indígena se deve a preservação de seu povo, que, bem antes da chegada dos portugueses e toda a miscigenação que desencadeou no que o Brasil é hoje, eles já eram presentes, com seus métodos de caça, crenças, rituais etc.
Deste modo, apesar de saber que grande parte dos índios remanescentes entram constantemente no processo de socialização, é importante proteger esse patrimônio de nossa sociedade para que o mesmo não entre em extinção.
Atualmente em nosso país, grande parte das agregações indígenas vivem, sob tutela de órgãos de proteção como a FUNAI em terras indígenas, sendo cerca de 690 agregações indígenas no Brasil.
Dentre as maiores podemos destacar:
O amazonas;
O Acre;
O Amapá;
O Pará;
Rondônia;
Roraima;
Tocantins;
Mato grosso;
E no Maranhão são as maiores existentes em nossa nação atualmente.
Caso tenha interesse sobre cultura e sociedade:
https://brainly.com.br/tarefa/5444743