ENEM, perguntado por ceciliacosta5450, 11 meses atrás

Segundo o renomado linguista norte-americano Noam Chomsky: "Exatamente como o desejado, as reformas (primazia) de mercado solaparam a base para uma democracia efetiva, deixando o povo isolado, cada um por si se não esmagado como na Europa Oriental e outros lugares mais profundamente atolados na miséria do Terceiro Mundo." O pensamento exposto critica: a) o modelo socialista do teste europeu, responsável pelo atraso socioeconômico observado naquela parte da Europa. b) a postura neoliberal que sacrifica os mecanismos de mobilização social em nome dos interesses da livre iniciativa. c) o comportamento individualista, dominante na atualidade, como fator determinante pelo fracasso do liberalismo na periferia. d) a realidade contemporânea, a partir do reconhecimento da incompatibilidade entre democracia e crescimento econômico. e) o estabelecimento de regimes políticos totalitários, inviabilizando a participação popular e o desenvolvimento do mercado.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

b) a postura neoliberal que sacrifica os mecanismos de mobilização social em nome dos interesses da livre iniciativa.  

O pensador acima procura destacar a política neoliberal que se alinhava com o processo capitalista, no sentido de estimular a livre iniciativa econômica entre as formas político-econômicas.

Diante disso, como resultado, aumentavam-se as mazelas sociais, sobretudo nos países de Terceiro Mundo, como a fome, desemprego, dentre outras.

Perguntas interessantes