História, perguntado por mahgs22, 1 ano atrás

Segundo o ponto de vista do Conde de Gobineau, há alguma relação entre à constituição étnica dos brasileiros e ao subdesenvolvimento do Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por RaíSilva
165
Ele foi um dos mais importantes teóricos do Racismo no séc. XIX, veio ao Brasil e rejeitou a sociedade brasileira, por ser totalmente miscigenada e cuja maioria da população era de "raças inferiores" (índios, negros e mestiços), isso só levaria a diminuir o nível físico e intelectual da população, atrasando o progresso do país (condenado ao subdesenvolvimento). Estimulou Dom Pedro II e as elites que a única saída para os brasileiros, seria o incentivo à imigração de "raças" européias, consideradas intelectualmente superiores ("o embranquecimento da população").

RaíSilva: Obrigado.
Respondido por EduardoPLopes
18

Segundo o Conde de Gobineau há uma relação direta entre a constituição étnica dos brasileiros e o subdesenvolvimento do Brasil.

Gobineau, que foi um dos "pioneiros" do racismo "científico" - era, em verdade, uma pseudociência, que misturava conteúdos ideológicos com experimentos enviesados para provar as suas teses - e acreditava que a pureza das raças "superiores" - os europeus - era o único jeito de impedir que a humanidade se "degenerasse"

Como o Brasil é um país bastante miscigenado, com nativos, africanos e europeus, seriam os brasileiros, na opinião de Gobineau, uma "aberração genética", de modo que os problemas econômicos do país seriam explicados pela sua população.

Mais sobre o Racismo "científico" e suas consequências políticas em:

https://brainly.com.br/tarefa/4403611

Anexos:
Perguntas interessantes