segundo o poético o que faz a moça ter o corpo dourado
Soluções para a tarefa
Resposta:
O SOL DE IPANEMA.
Explicação:
Música
Música Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes
Lançada em 1962, Garota de Ipanema é uma música resultado da parceria entre os grandes amigos Vinicius de Moraes (1913-1980) e Tom Jobim (1927-1994).
A canção, feita em homenagem à Helô Pinheiro, é considerada um dos maiores clássicos da Música Popular Brasileira e virou um hino (não oficial) da Bossa Nova.
Um ano após ter sido lançada, a música foi adaptada e ganhou uma versão em inglês (The Girl From Ipanema), cantada por Astrud Gilberto. A criação estourou e recebeu o Grammy de Gravação do Ano (1964). Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Nat King Cole e Cher chegaram a regravar o clássico que vem sendo reinterpretado nos mais diferentes gêneros musicais.
Para se ter uma noção do sucesso estrondoso da música, segundo editora do grupo Universal (responsável pela divulgação da música), Garota de Ipanema é a segunda música mais tocada da história, perdendo apenas para Yesterday, dos Beatles (1965).
Letra
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela, menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah, por que estou tão sozinho?
Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor
Análise da letra
Já nos seis primeiros versos da canção vemos a presença de uma musa inspiradora, uma bela jovem que passa, alheia aos olhares e as preocupações mundanas.
É como se o seu caminhar encantasse e enfeitiçasse os compositores, que ficam hipnotizados diante de tamanha beleza:
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela, menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar
Essa adoração da amada, que não ganha nome nem nenhuma característica mais detalhada, trata-se de uma espécie de amor platônico.
O doce balanço sublinha a doçura e a harmonia da moça, que parece desfilar confortavelmente na sua própria pele.
A jovem em questão era Helô Pinheiro, que serviu de inspiração para a canção sem saber enquanto caminhava pelas ruas do bairro. Quando a letra se refere à bela como uma menina, a afirmação de fato condiz com a realidade: Helô na época tinha apenas 17 anos.
A canção segue o mesmo ritmo elogioso nos versos a seguir, mas já agora situando a musa no espaço:
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Com a pele bronzeada, somos informados que a jovem é curtida pelo sol de Ipanema. Vemos na canção, portanto, o nome de um bairro específico (Ipanema), uma região tradicional situada na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Tom e Vinicius, moradores da zona sul carioca e entusiastas de um ritmo e estilo de vida característicos, fazem em Garota de Ipanema uma exaltação da cidade, simbolizada pelo bairro abastado situado à beira-mar, que vivia a sua plenitude durante os anos 1950 e 1960.