Segundo o Livro da Disciplina, "Para dominar a linguagem como língua, é preciso que a pessoa desenvolva várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Ouvir, falar, ler e escrever são as ações que, gradualmente, vão propiciar o desenvolvimento desse domínio". Após o processo de domínio dessas quatro habilidades, adquire-se uma competência muito mais importante do que simplesmente o domínio de uma língua, é a competência de pensar, que torna o homem, segundo a tradição, efetivamente, humano. No entanto, linguagem e língua aproximam-se e diferem de que modo?
Soluções para a tarefa
A linguagem e a língua aproximam-se enquanto mediadoras da compreensão da comunicação. A língua se relaciona com o contexto e a linguagem permite a construção de modelos que comunicarão uma mensagem final.
No entanto, a diferença entre linguagem e língua é que enquanto a primeira trata-se apenas de um conjunto de signos ou sinais para a transmissão de ideias, sentimentos ou conceitos, a segunda trata-se de combinações específicas ligadas à determinado grupo.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Resposta:
I – A linguagem é uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada.
II – A língua constitui-se por: um repertório/conjunto de signos que vão compô-la; as regras de combinação que incluem as de organização dos sons e suas combinações; as regras que determinam a organização interna das palavras e as que especificam a forma como serão ordenadas as palavras e a diversidade de tipos de frase.
III – A língua é uma linguagem de caráter regional, é um sistema organizado de sons e sinais que a caracterizarão como o código de signos linguísticos de um determinado povo. Desse modo, todas as línguas têm uma estrutura própria para combinar os signos linguísticos.
Explicação:
CORRETAS: I,II e III