Segundo o jornal The New York Times, o uso do metrô caiu após o aumento de preço: “Houve quase quatro milhões de usuários a menos em dezembro, o primeiro mês completo após o preço da passagem aumentar de $ 0,25 para $ 1,50. A queda no número de passageiros foi de 4,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior”.
a) Use esses dados para estimar a elasticidade-preço da demanda das passagens de metrô. Classifique-a.
b) De acordo com sua estimativa, o que aconteceria com a receita da empresa que administra o metrô, com o aumento da passagem? Comente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
a) O índice será de 0,0086, que é classificado como inelástico.
A elasticidade-preço da demanda mede quantidade percentual da variação da demanda em relação ao percentual da variação de preço para um certo produto. Pode ser descrita pela fórmula:
EPD = (ΔD/D) / (ΔP/P)
Aplicando os dados na equação temos:
EPD = 0,043 /[(1,50 - 0,25)/0,25] = 0,0086 (Inelástica)
b) Como a perda na demanda (4,3%) foi baixa em relação ao aumento significativo do preço (500%), conclui-se que a receita da empresa apresentou balanço favorável para a mesma, visto que a entrada de caixa aumentou.
Isso faz todo o sentido, visto que a empresa de transportes movimenta diariamente milhares de pessoas na cidade e é considerada como essencial para a economia.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Saúde,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás