) Segundo o IBGE,cerca de 65% dos municípios situados em áreas remotas se localizam nas Regiões Norte e Centro-Oeste do país. Por outro lado, o estudo Demografia Médica no Brasil relatou significativa desigualdade na distribuição dos médicos, que predominam nos grandes aglomerados urbanos das Regiões Sul e Sudeste, onde se encontra também o maior número de especialistas, com menor densidade médico/habitante nas Regiões Norte e Nordeste. Se olharmos ainda pela ótica da assistência, por intermédio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde, observamos maior concentração da atividade médica nas Regiões Sudeste e Sul. É importante mencionar, ainda, que há menor concentração de redes ligadas por fibras ópticas em municípios da Região Norte, e que a cobertura de telefonia celular móvel para a população brasileira situa-se entre 98 e 99%, com maior concentração nos centros urbanos do Sudeste e Sul. Considerando o contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I- Desse modo, poderíamos imaginar a Telemedicina como uma ferramenta complementar útil para permitir equidade de acesso a saúde integral para todos os brasileiros, independente de etnia, sexo, status socioeconômico e localização no território nacional. PORQUE II- Se considerarmos a dimensão continental do Brasil, poderíamos supor que as populações que vivem em áreas remotas seriam beneficiadas pelo investimento do Estado na disseminação da saúde digital. LOPES, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga; OLIVEIRA, Gláucia Maria Moraes de; MAIA, Luciano Mariz. Saúde digital, direito de todos, dever do Estado?. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 113, n. 3, p. 429-434, 2019. Em relação as asserções, assinale a alternativa correta
Soluções para a tarefa
A partir dos nossos conhecimentos em demografia médica no Brasil, podemos considerar as proposições I e II verdadeiras, sendo a II uma justificativa da I.
Para determinar a alternativa A como correta, precisamos estudar mais sobre demografia médica no Brasil.
Demografia médica no Brasil
Apesar de no Brasil se formarem por ano cerca de 500 mil médicos, ainda persiste a desigualdade na distribuição desses profissionais, assim como cursos de especialização de residencias médicas, terem vagas sobrando.
Os médicos que saem da faculdade e não buscam residência ou especialização, são chamados de médicos generalistas, bem comum na época de nossos pais e avós. Eram aqueles que acompanhavam a família de seus pacientes ao longo dos anos, eram chamados para atendimento domiciliar e cuidavam das pessoas de forma mais global.
Esses médicos foram dando lugar aos especialista, concentrados nos grandes centros, deixando a população mais carente desamparada.
No governo Dilma, foi criado o programa mais médicos, que levou através de incentivos financeiros, profissionais estrangeiros às mais remotas regiões do nosso país. Esses não ocuparam vagas dos brasileiros, ocuparam vagas que esses não queriam, muitas vezes em busca de posições que pagassem melhor e oferecessem prestígio.
Alternativas:
a) As duas asserções são verdadeiras e a II é a justificativa correta da I.
b) As duas asserções são verdadeiras e a II não é a justificativa correta da I.
c) A asserção I é verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção II é verdadeira e a I, falsa.
e) As duas asserções são falsas.
Aprenda mais sobre sistemas de saúde aqui: https://brainly.com.br/tarefa/35270829
#SPJ4
Resposta:
a) As duas asserções são verdadeiras e a II é a justificativa correta da I.
Explicação:
CORRIGIDO PELA AVA