Segundo o historiador português, Jaime Cortesão, no início do século XVI, a importância econômica dada à América pelo Estado português foi de ordem estratégica. Isto, porque:
Soluções para a tarefa
Resposta:
a instalação de feitorias que estimulassem o plantio, pelas comunidades indígenas, do pau-brasil, produto valorizado no mercado europeu e, por isso, gerador de lucros para o Estado português.
Explicação:
Resposta:
1- É correta a alternativa D, embora as feitorias não "estimulassem o plantio", mas sim a exploração do Pau-Brasil, que era feita, na época, majoritariamente por meio do escambo e de acordo com o modelo extrativista.
Estas feitorias serviam de portos fortificados para os portugueses e de regiões seguras de onde podiam partir as limitadas explorações territoriais. Também serviam de defesa aos portugueses contra os ataques tanto de outras potências europeias quanto das insurreições dos povos nativos contra a ocupação europeia de seus territórios.
2- É correta a alternativa D, de modo que Portugal havia se tornado "senhor" de um território que era muitas vezes maior que o próprio território português e que ficava a distâncias muito grandes da sua capital. Além de administrar territórios nas Américas, precisavam dar conta de feitorias em grandes extensões do litoral africano e rotas comerciais com a Índia e a China, por exemplo.
Explicação: