História, perguntado por HellenFerreira8, 11 meses atrás

segundo o historiador grego Tucídides, Péricles assim se manifestou sobre a participação política do povo: "A pobreza não impede que pela obscuridade de sua situação um homem que possa prestar serviço à cidade o faça". Que relação se pode estabelecer entre essa fala de Péricles é sua prática como governante de Atenas?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoSousa144
90
Que podia votar homens livres, nascidos em Atenas e com mais de 18 anos independente se era rico ou pobre, nessa época a politica era algo muito ``vivido´´ pela população pois era algo muito aberto a sociedade ateniense. Péricles acreditava na meritocracia, em que, quem vai estar no poder não e quem e rico e sim quem tem talento. 
Respondido por Suzi072022
0

Péricles (c. 495 a.C.- 429 a.C.) foi o maior governante da cidade-estado de Atenas e defendia uma maior participação do povo na política. Desse modo, criou a mistoforia, que era o pagamento aos cidadãos para participarem das Assembléias públicas.

Para entender o papel da mistoforia na construção de cargos públicos e na participação da política da cidade, é preciso mencionar o contexto de Péricles no poder.

Governo de Péricles

  • Período conhecido como “Idade de Ouro”, no século V a.C., quando a cidade-estado de Atenas atingiu seu apogeu econômico e político.
  • Desenvolveu a democracia ateniense, sistema político que contava com a participação dos cidadãos para o gerenciamento da cidade.
  • Participou das Guerras Médicas contra os persas e, ao vencê-las, consolidou sua hegemonia com a Liga de Delos.

Para maiores informações sobre a Grécia Antiga, confira https://brainly.com.br/tarefa/22747256

#SPJ2

Perguntas interessantes