História, perguntado por luanaclarasantiag48, 1 ano atrás

Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, a discussão sobre a gênese da Primeira Guerra Mundial tem sido ininterrupta desde agosto de 1914. A questão permaneceu viva porque o problema das origens das guerras mundiais infelizmente tem se recusado a desaparecer desde 1914. De fato, em nenhum outro ponto a vinculação entre as preocupações passadas e presentes é mais evidente que na história da Era dos Impérios. Assinale a alternativa que apresenta as causas da I Guerra Mundial.
a) O imperialismo, o rompimento do equilíbrio europeu, o nacionalismo, a política das alianças, as questões balcânicas, o incidente de Sarajevo.
b) A ascensão militar dos EUA, o fascismo, o desemprego, a partilha da África, o neocolonialismo e o desmembramento da Tchecoslováquia.
c) O Anschluss, a Política de apaziguamento, a crise da Etiópia, a formação do Eixo, a Conferência de Versalhes.
d) O fim dos Impérios Otomano e Áustro-Húngaro, a formação da Tríplice Entente, o Plano Schlieffen, o assassinato do Arquiduque Ferdinando.
e) A crise do Marrocos, o Pan-eslavismo russo, a ascensão de Lênin, a partilha da África e da Ásia, e o surgimento da Liga das Nações.

Soluções para a tarefa

Respondido por anykaris
31

Resposta: 1) c) Disputas entre os países industrializados por colônias, principalmente na África e na Ásia.

2) d) nacionalismo eslavo em confronto com o Império Austro-Húngaro.

Explicação: fiz no class e deu certo :)

Respondido por analiviarodox8yfz
69

a) O imperialismo, o rompimento do equilíbrio europeu, o nacionalismo, a política das alianças, as questões balcânicas, o incidente de Sarajevo.

- O imperialismo: o neocolonialismo, a disputa por expansão das potências europeias na Ásia e na África buscando matérias primas e mercado consumidor para movimentas a industrialização.

- O rompimento do equilíbrio europeu: a vitória da Alemanha contra os franceses, na guerra Franco-Prussiana. Depois disso houve um rápido desenvolvimento na Alemanha, que se tornou uma grande potência, ultrapassando até a Grã-Bretanha.

- O nacionalismo: a ideia de Estado-Nação se popularizou e provocou grandes mudanças nas relações internacionais. O nacionalista valoriza os interesses do seu país e o considera soberano.

- A política das alianças: surgimento da Tríplice Aliança ( Império Alemão, o Império Áustro-Húngaro e o Reino de Itália) e a Tríplice Entente (o Reino Unido, a França e o Império Russo)

- As questões balcânicas: área de disputa entre as grandes potências europeias.

- O incidente de Sarajevo: aconteceu em 28 de junho de 1914 o assassinato do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, em Sarajevo, capital da Bósnia.

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25717238

Anexos:
Perguntas interessantes