Segundo o historiador Eric Hobsbawm, as tradições humanas são "inventadas", isto é, criadas por nós mesmos para estabelecer certas formas de comportamento:
"um conjunto de práticas, normalmente reguladas por regras tácita ou abertamente aceitas […], de natureza ritual ou simbólica, [que] visam inculcar certos valores e normas de comportamento através da repetição, o que implica, automaticamente, uma continuidade em relação ao passado." (HOBSBAWM, 1997, p. 9)
HOBSBAWM, E. Introdução: a invenção das tradições. In: HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Org.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. p. 9-23.
Considerando este excerto do autor e o conceito de ação tradicional para Max Weber, responda: por quê as tradições são importantes para a manutenção da coesão social?
Como futuro professor escreva sobre como as tradições podem influenciar ensino aprendizagem de matemática e cite um exemplo, ou seja, uma proposta ou uma atividade que você possa utilizar um conteúdo matemático e alguma tradição.
Soluções para a tarefa
A - Coesão social é o conjunto de tudo aquilo que mantém uma determinada ordem na sociedade, de modo que há o "funcionamento normal" do corpo social, com cada um cumprindo "o seu papel".
As tradições são o tipo de coisa que estabelecem estes "papéis", e elas são importantes para a coesão social por estabelecer princípios práticos que "guiem" a vida das pessoas.
Há, contudo, o risco de tradições que fundamentam injustiças, como a "tradição" da escravidão durante os séculos XV-XIX, acabarem perpetuando situações indesejáveis e mantendo uma "coesão social" que não constrói uma sociedade boa para todos.
B - As tradições podem afetar o aprendizado da matemática na medida que apresentam algumas práticas como "normais" para os matemáticos, de modo que a proposta de fazer séries de exercícios ou resolver problemas não enfrentaria resistências por parte dos alunos.
Um exemplo, contudo, do risco das tradições é o professor reforçar estereótipos, ou não combatê-los quando surgem, como a ideia de que as meninas "vão mal" em matemática como uma ideia natural.