História, perguntado por yasminregina37, 9 meses atrás

segundo o filósofo Iluminista Montesquieu como deveria ser a divisão dos poderes de um estado? qual seria a função de cada um deles?​

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
259

Montesquieu defendeu a divisão do Estado em três poderes (apesar do poder em si continuar sendo único e indivisível), sendo o executivo, o legislativo e o judiciário. Todos deveriam ser comandados por pessoas diferentes e um fiscalizaria o outro no âmbito de suas atribuições.

O executivo seria responsável pela execução de políticas públicas, o legislativo pela parte de fazer novas leis e legislar e, por fim, o judiciário cuidaria da justiça.

Respondido por EduardoPLopes
5

Montesquieu defendia que o poder deveria ser dividido em três esferas independentes (de modo que uma não decidisse pela outra) e harmônicas (de modo que todas agissem no sentido do bem-estar geral), sendo estas esferas o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.

O Poder Executivo tem a função de administrar o Estado e fazer cumprir as leis. O Poder Legislativo tem a função de propor novas leis e reavaliar aquelas que existem, dando as "regras" do jogo político. O Poder Judiciário tem a função de julgar se as leis foram cumpridas tanto pelos cidadãos quanto pelos governantes.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/2418202

Anexos:
Perguntas interessantes