Segundo o filósofo Edgar Morin, o modelo da ciência clássica, nascida no início da era Moderna (por volta do século XVII), está ancorado em três pilares. Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais são esses três pilares.
A - Autogestão, neutralidade, imutabilidade.
B - Separabilidade, imutabilidade, supremacia da razão.
C - Neutralidade, imutabilidade, supremacia da razão.
D - Abertura ao novo, autogestão e amabilidade.
E - Resiliência Emocional, engajamento e supremacia da razão
Soluções para a tarefa
A afirmativa correta é a letra B) Separabilidade, imutabilidade, supremacia da razão.
A teoria de Edgar Morin considera a crítica a alguns pilares da ciência moderna. Em que a procura pela ordem sempre consistiu no principal interesse da ciência. De forma que quando o indivíduo desconhece o mecanismo de funcionalidade de algo, esse algo se torna caótico para o mesmo.
De acordo com o filósofo Edgar Morin, o modelo da ciência clássica se baseia em três pilares. Esses pilares consistem em: separabilidade, imutabilidade, supremacia da razão.
Bons estudos!
Segundo Edgar Morin, a ciência moderna deu ênfase a um conhecimento que separa e distingue os conceitos, que cria termos que não devem ser abalados e concebe a razão como a sua aliada neste processo (B).
Na Modernidade, houve valorização do homem e do seu papel no mundo político.
Na modernidade, o teocentrismo da Idade Média dá lugar ao antropocentrismo, sendo o homem a figura valorizada e ressaltada pela Modernidade. Com isso, a Igreja e as concepções divinas ligadas à razão são transpostas para o homem, sendo ele o foco de todo o pensamento.
Na Filosofia Moderna, a ciência, a razão, as experiências e o conhecimento são temas principais, porque o objeto que fundamenta esses estudos é o HOMEM e como ele se relaciona com o mundo.
Portanto, o homem, como sujeito, é agente e atua diretamente no processo da obtenção do conhecimento.
Link: brainly.com.br/tarefa/13854520