Filosofia, perguntado por IgorAnonimo, 1 ano atrás

Segundo o filósofo brasileiro Dermeval, a filosifia é uma reflexão radical. Explique essa afirmação.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovanna1801
6

Resposta:

Se a filosofia é realmente uma reflexão sobre os problemas que a realidade apresenta, enquanto ela não é qualquer tipo de reflexão. Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica, é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade. Quero dizer,em suma, que a reflexão filosófica, para ser tal, deve ser radical, rigorosa e de conjunto.

RADICAL:Em primeiro lugar,exige-se que o problema seja colocado em termos radicais,entendida a palavra radical no seu sentido mais próprio e imediato.Quer dizer, é preciso que se vá até às raízes da questão,até seus fundamentos.Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade.

RIGOROSA:Em segundo lugar e como que para garantir a primeira exigência,deve-se proceder com rigor,ou seja,sistematicamente,segundo métodos determinados,colocando-se em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apresentadas que a ciência pode ensejar.

DE CONJUNTO: Em terceiro lugar,o problema não pode ser examinado de modo parcial,mas numa maneira perspectiva de conjunto,relacionando-se o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que está inserido. É nesse ponto que a filosofia se distingue da ciência de um modo mais marcante. Com efeito,ao contrário da ciência,a filosofia não tem objetivo determinado,ela dirige-se a qualquer aspecto da realidade,desde que seja problemático,seu campo de ação é o problema,esteja onde estiver.Melhor dizendo,seu campo de ação é o problema enquanto não sabe ainda onde ele está;por isso se diz que a filosofia é busca.E é nesse sentido que se pode dizer que a filosofia abre caminho para a Ciência,através da reflexão,ela localiza o problema tornado possível a sua delimitação na área de tal ou qual ciência que pode então analisá-lo e, quiça, solucioná-lo.Além disso,enquanto a ciência isola o seu aspecto do contexto e o analisa separadamente,a filosofia,embora dirigindo-se às vezes apenas a uma parcela da realidade,insere-a no contexto e a examina em função do conjunto.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes