segundo o filósofo alemão Ernst Cassirer como o homem pode tomar consciência de sua individualidade ?
que relação existe entre as ideias do filósofo expressas no texto e a imagens?
Amplie a reflexão :de que forma as palavras de Cassirer podem nos auxiliar a pensar a respeito da nossa identidade?
Soluções para a tarefa
Segundo o filósofo alemão Ernst Cassirer o homem toma consciência de sua individualidade, através do convívio social, quando incorpora, se submete e também participa ativamente das mudanças e regras do convívio social.
A relação entre as ideias do filósofo expressas no texto e a imagem, quando vemos uma mulher da cultura himba (os himbas são povos nômades e pastoris que vivem no norte da Namíbia), usando um celular e frente a oferta de produtos em um mercado, está em que a partir da individualidade, chega-se a construção de profundas modificacões na cultura de um povo.
A partir de reflexão de Cassirer, podemos entender o processo de construção do eu: quem sou, intimamente relacionado pela outro, quando então define: quem somos.
Nossa individualidade é definida e marcada pela construção social do momento que que estamos inseridos, enquanto busca no outro, a significação simbólica de novas regras e novos valores.
Bons estudos!
1) Ernst Cassirer foi um filósofo alemão que tem sido amplamente influente nos campos da filosofia, estudos culturais e teoria literária. Sua teoria da individualidade é um trabalho fundamental que tem sido usado por muitos filósofos para analisar como os indivíduos são formados e como a sociedade os influencia.
Como Ernst Cassirer pensava sobre a individualidade?
- A teoria da individualidade de Cassirer é a maneira única de um indivíduo estar no mundo. É a capacidade humana de entender o que está acontecendo ao seu redor, bem como seus próprios pensamentos e sentimentos;
- A singularidade do indivíduo vem de sua capacidade de romper com as normas sociais e criar sua própria identidade que pode ser vista através de suas ações, pensamentos, crenças, valores, etc.
Entenda mais sobre Ernst Cassirer e a sua teoria da individualidade em:
2) O foco da teoria da individualidade está em como os indivíduos conseguem desenvolver suas próprias identidades únicas e se permitirem ser diferentes uns dos outros.
Qual é a relação de uma mulher de cultura himba e a teoria da individualidade de Ernst Cassirer?
- A cultura Himba é estudada por antropólogos que analisaram suas práticas sociais, culturais e religiosas;
- Eles descobriram que as mulheres nesta cultura não são consideradas como indivíduos, mas sim como partes de um todo, dificultando o desenvolvimento de sua própria identidade única;
- No entanto, eles têm certa autonomia, pois são capazes de escolher quais tarefas realizarão em sua sociedade e quais não desempenharão;
- Usar o celular e encarar os produtos em um mercado questiona a individualidade, permitindo mudanças profundas.
Entenda mais sobre a teoria da individualidade em: https://brainly.com.br/tarefa/42363716
3) Cassirer acredita que nossas identidades culturais são moldadas por símbolos que foram usados ao longo da história para expressar nossas relações sociais com os outros. Ele afirma que esses símbolos são o que nos dão um sentimento de pertencimento.
Como Cassirer usa o termo "identidade" em seu trabalho?
- O termo "identidade" é um conceito chave na obra de Jürgen Habermas;
- Ele usou esse termo para descrever como a sociedade é composta de indivíduos que não estão separados uns dos outros, mas são unificados por suas relações uns com os outros;
- Essa ideia de identidade é uma parte fundamental de sua teoria da ação comunicativa, que desenvolveu com Niklas Luhmann.
Entenda mais como Cassirer utilizava o termo identidade em suas reflexões aqui: https://brainly.com.br/tarefa/15446115