Segundo o Dicionário de regência verbal de Celso Luft, gostar, transitivo indireto com a preposição de, significa “apreciar o sabor de, achar bom o gosto”; gostar, transitivo direto, significa “provar, experimentar, saborear”
Agora leia o trecho a seguir, extraído de uma matéria sobre vinhos e enólogos (estudiosos de vinhos), publicada na Folha de S.Paulo em 17 fev. 1994:
Os enólogos avaliam com regras complexas, mas o melhor vinho do mundo é aquele que você mais gosta.
Levando em conta esses dados, é correto afirmar sobre o trecho transcrito da Folha.
A
Do modo como está redigido, dá margem à seguinte interpretação: o melhor vinho do mundo é aquele que você mais saboreia.
B
O trecho é ambíguo porque o objeto do verbo avaliar está elíptico.
C
O objeto do verbo avaliar é o vinho (elíptico); se viesse expresso, a frase não seria ambígua.
D
Do modo como está redigido, o verbo gostar só pode ser interpretado no sentido de “apreciar o sabor”.
E
Para evitar duplo sentido, a melhor redação seria “o melhor vinho do mundo é aquele que você mais confia”.
Soluções para a tarefa
AS PREDICAÇÕES DO VERBO GOSTAR:
Resposta:
Como o autor do texto empregou o verbo gostar sem preposição, a melhor resposta seria:
A - Do modo como está redigido, dá margem à seguinte interpretação: o melhor vinho do mundo é aquele que você mais saboreia.
Explicação:
AS PREDICAÇÕES DO VERBO GOSTAR:
1. No sentido de achar bom o gosto ou apreciar o sabor; ter afeição; aprovar; sentir prazer, "Gostar" é Verbo Transitivo Indireto (VTI) e exige a preposição "de":
Gosto de chocolate.
Gosto muito de sua irmã.
Gosto de viajar.
2. Como sinônimo de experimentar, provar, saborear, "Gostar" é VerboTransitivo Direto (VTD), ou seja, não exige a preposição "de":
Tão logo gostei o vinho, lancei-o fora.
Com a doença, tudo o que gosto é amargo.
É correto afirmar sobre o trecho transcrito da Folha ("Os enólogos avaliam com regras complexas, mas o melhor vinho do mundo é aquele que você mais gosta") corresponde à LETRA A (Do modo como está redigido, dá margem à seguinte interpretação: o melhor vinho do mundo é aquele que você mais saboreia).
O verbo transitivo indireto (VTI) se diferencia do direto (VTD) não pela necessidade de complementação (disso, os dois necessitam), mas do tipo de complemento "pedido". O VTI "pede" complemento COM preposição (de, para, com, à...) e o VTD "pede" complemento SEM preposição (artigos definidos e indefinidos).
O verbo GOSTAR se dá de duas formas: verbo transitivo direto ou indireto
Exemplo: Eu gosto de chocolate (Verbo Transitivo Indireto (VTI) e Objeto Indireto (OI)).
Pode ser Verbo Transitivo Direto (VTD). Exemplo: Com a doença, tudo o que gosto é amargo. GOSTO = VTD/ É = VERBO DE LIGAÇÃO (VL).
No trecho, o "gosta" não contém preposição e, por isso, é verbo transitivo direto, significando “provar, experimentar, saborear”.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/25463702