Segundo o dicionário Aurélio, a palavra “Direito” apresenta dois significados interessantes: “Complexo de leis ou normas que regem as relações entre os homens; a faculdade de praticar um ato, de possuir, usar, exigir ou dispor de alguma coisa”.
A respeito deste conceito, e sua aplicação aos chamados "Direitos Humanos", analise as assertivas abaixo:
I) Para que os direitos conquistados tenham seu cumprimento, são necessárias ferramentas jurídicas e instituições para reivindicar, cobrar e garantir a participação popular, concomitantemente à atuação do Estado.
II) O atributo da “dignidade” do ser humano permite compreender as demandas de todos os seres humanos, na busca pelo reconhecimento de direitos e deveres na vida social.
III) A “razão para agir” que origina os “direitos” apresenta relação com a forma com que nossas sociedades contemporâneas pensam o que é ser “humano”.
IV) Ser humano significa que por si só que os homens e as mulheres apresentam dignidade, um valor por sua existência vivente, incomparável, insubstituível e incalculável.
V) Sob a ótica dos direitos humanos, a dignidade é atributo indissociável no exercício da capacidade humana.
A partir da análise, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
Explicação:
Respondido por
2
Todas as afirmativas estão corretas.
Os direitos humanos são meios de proteção aos cidadãos. Englobam os direitos que todos os seres humanos possuem, não importando, o sexo, a raça, a nacionalidade, a religião ou qualquer condição.
São criados com o intuito de proteger os cidadãos e promover a liberdade dos mesmos. Surgem para sanar a deficiência de ações governamentais com esse foco. São garantias históricas que mudam com o passar do tempo para se adaptarem às necessidades atuais.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes
Filosofia,
7 meses atrás
Direito,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás