Segundo o autor Westphal, a promoção à saúde prevê uma visão holística e socioambiental do mesmo processo, colocando-se como uma prática emancipatória e um imperativo ético, com foco no cidadão, família, coletividade, condições de vida, iniquidades e potencialidades do território em que vivem e trabalham. Conforme a literatura da disciplina e na perspectiva da visão socioambiental da saúde, determinantes e estratégias e programas de saúde, o autor destaca ainda alguns conceitos de saúde, conforme as afirmações abaixo: I - Bem estar biopsicossocial e necessidades de saúde. II- Condições de riscos diversos e reorientação de serviços especializados. III- Ação política e espaços amplos. IV- Empoderamento da população e desenvolvimento de habilidades individuais. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: I, II e III, apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
I - Bem estar biopsicossocial e necessidades de saúde.
Correto. O bem estar biopsicossocial é fundamental no processo de construção de uma política e postura de saúde que se preocupe com o indivíduo em sua integralidade.
II- Condições de riscos diversos e reorientação de serviços especializados.
Correto. É preciso considerar que condições de risco diversos e reorientação de serviços especializados são parte fundamental da área da Saúde, já que garantem a prevenção e o cuidado adequado e direcionado.
III- Ação política e espaços amplos.
Correto. Atuar no campo político é fundamental para a aquisição de prioridade na lista de direcionamentos estatais.
IV- Empoderamento da população e desenvolvimento de habilidades individuais.
Correto. É necessário que a população saia empoderada do processo de construção de uma saúde pública de qualidade, na medida em que ela passará a receber as instruções adequadas.