Segundo o Atlas das Línguas em Perigo da Unesco, são 190 idiomas em risco no Brasil. [...]
Adauto Soares, coordenador do setor de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, explica que o mapa foi feito com a colaboração de pesquisadores [...]
Soares explica que foram usados diversos critérios para definir se uma língua está em risco: o número absoluto de falantes, a proporção dentro do total da população do país, se há e como é feita a transmissão entre gerações, a atitude dos falantes em relação à língua, mudanças no domínio e uso da linguagem, tipo e qualidade da documentação, se ela é usada pela mídia, se há material para educação e alfabetização no idioma.
Pelos critérios utilizados para avaliar o risco de extinção de um idioma, aquele que possibilitará a preservação da memória de uma língua, caso ela venha a ser extinta, será
A
o registro escrito.
B
a variação linguística.
C
a quantidade de falantes.
D
o uso da linguagem no cotidiano.
E
o modo de alfabetização do idioma.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
O exercício é sobre desaparecimento de idiomas.
Seguindo as alternativas que há no texto somente o registro escrito possibilitará a preservação da memória de uma língua, caso ela venha a ser extinta.
Mas também podemos ter o registro falado, gravado. Inclusive acho este modelo mais fácil do que o registro escrito, uma vez que as línguas que estão com os dias contados para desaparecer no Brasil, são as línguas indígenas que raramente tem registro escrito.
Saiba mais sobre desaparecimento de idiomas, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/22026414
Sucesso nos estudos!!!
Anexos:
Perguntas interessantes