Segundo nosso material de apoio só é possível compreender a Educação em suas nuances, bem como a Pedagogia, relacionando-as com os diferentes fatores que envolvem o contexto humano. Ao longo de toda história, as relações de poder envolvendo política, economia e cultura, influenciam a formação da sociedade e, por conseguinte, a educação escolar. No contexto escolar, alguns documentos são elaborados no sentido de orientar o trabalho da escola e auxiliar na formação dos alunos que após formados, irão se integrar à prática social, bem como ao mundo do trabalho. O primeiro documento que orientou a educação escolar no Brasil foi o Ratio Studiorum. Atualmente o pedagogo no contexto escolar ajuda a elaborar a Proposta Curricular integrada ao Projeto Político Pedagógico. Ainda o Plano de Ação da escola, o Plano de Trabalho Docente e o Plano de Aula contribuem para a organização do professor ao planejar seu trabalho em sala de aula. O Pedagogo(a), necessita conhecer as leis nacionais que subsidiam a elaboração dos documentos da escola, são eles: a Constituição Federal de 1988, a LDBn. 9394/96, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.
Dando sequência e, levando em consideração os elementos atuais conforme descrito abaixo:
1-A conjuntura nacional envolvendo o contexto político, econômico e cultural e a relação das pessoas com as diferentes mídias,
2-A educação escolar que contribui para que as pessoas aceitem os fatos como eles são, como também pode colaborar para uma visão mais crítica sobre a evolução da sociedade,
3-A qualidade do ensino que, atualmente não consegue dar conta de motivar o aluno a estudar para compreender as contradições sociais, a escola para ricos e pobres, entre outras situações...
O que você sugere que seja colocado no Projeto Político Pedagógico da escola, para ajudar o professor a refletir sobre a formação dos alunos, em sala de aula?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Projeto Político Pedagógico deve conter todos os elementos necessários coerentes com a realidade social dos alunos, de forma que seja possível o desenvolvimento de práticas pedagógicas orientadas para cada necessidade.
Diante disso, sua formulação deve ser realizada em parceria com toda a comunidade escolar, envolvendo questões políticas, econômicas e culturais, que possam engrandecer o currículo escolar, e consequentemente, promover um aprendizado significativo aos alunos.
Explicação:
Inicialmente, é preciso que o Projeto Político Pedagógico (PPP) seja formulado por toda a comunidade escolar, envolvendo pedagogos, professores, gestores, alunos, pais, que conhecem a realidade social dos próprios alunos e locais em que as instituições estão presentes.
Com isso, as metas e objetivos estabelecidos no PPP, apresentarão maior direcionamento, e serão mais eficientes durante a aplicação das práticas pedagógicas, tornando cada vez mais as aprendizagens significativas aos alunos.