Segundo Nogueira, Carneiro e Soares (2017), o surdo transita por mundos distintos, ou seja, aquele próprio da sua condição de não ouvinte, e o outro que é construído por ouvintes. Dessa forma, há uma articulação cultural que foi reconhecida a partir das últimas décadas do século XX.
Adaptado de: NOGUEIRA, C. M. I; CARNEIRO, M.I.N.; SOARES, B. I. N. Libras. Maringá: Unicesumar, 2017.
Considerando o estudo da cultura e identidades surdas, avalie as afirmativas.
I. O surdo vivencia duas culturas, ou seja, aquela que é própria dos surdos, e a outra que é própria aos ouvintes, o que se denomina de multiculturalismo.
II. Os surdos têm vivências culturais com dois grupos distintos: o grupo dos surdos e o grupo dos ouvintes.
III. A obstinação em estimular a oralidade nos surdos desconsidera a importância do desenvolvimento de uma identidade surda, bem como uma cultura para o surdo.
IV. A surdez faz com que as crianças surdas tenham possibilidades distintas, porém isso não significa que essas possibilidades sejam inferiores àquelas dos ouvintes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
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Resposta:
Alternativa 05
Explicação:
O surdo vivencia duas culturas que se denomina biculturalismo.
Os surdos tem vivencias culturais com dois grupos distintos: O grupo dos surdos e dos ouvintes.
A obstinação em estimular a oralidade nos surdos desconsidera a importância do desenvolvimento de uma identidade surda, bem como uma cultura para o surdo.
A surdez faz com que as crianças surdas tenham possibilidades distintas, porém isso não significa que essas possibilidades sejam inferiores àquelas dos ouvintes.
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