Segundo Nietzsche, a consciência de si surge apenas pela necessidade de comunicação e sociabilidade e, por isso, ela se refere àquilo que há de comum nos indivíduos; os recursos que o sujeito dispõe para dar forma e conteúdo ao seu pensamento são pré-formados pela coletividade, o que significa que o ser humano está fadado a expressar seus raciocínios com palavras que se acham à disposição de todos. Na medidade em que as experiências em comum acabam se sobrepondo àquelas que ocorrem com menos frequência na vivência coletiva, o indivíduo é livre apenas para falar e pensar como os outros. O subjetivo, para poder ser expressado e entendido, tem que se adequar ao que é comum e partilhado por todos, o que praticamente impossibilita a expressão de algo pessoal.
O conhecimento sobre o mundo é uma interpretação onde o intelecto, servindo ao desejo de conservação imposto pelo caráter gregário do homem, prioriza noções que sirvam para a manutenção da vida em conjunto, assim é “obrigado” a produzir falsificações. A mentira é assim um uso errado (em situações erradas) de designações válidas. O que não é socialmente aceito não é o engano, mas as consequências ruins de certos tipos de engano. Da mesma forma, o que é socialmente aceito são apenas as consequências agradáveis da verdade, que conservam a vida.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a Verdade.Rio de Janeiro: Graal Editora, 1999.
As observações do autor podem ser consideradas como um alerta para a educação das crianças, sobretudo no ensino da Filosofia. Deve-se estar atento para que a a arte da dissimulação não seja um efeito secundário da aprendizagem e do desenvolvimento do raciocínio.
Em relação ao contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Se o conhecimento é uma interpretação, o papel da Filosofia na escola é auxiliar a criança no desenvolvimento do seu raciocínio, de modo que aprenda que tudo é válido, pois tudo é relativo, assim, o pensamento é guiado pelas consequẽncias do comportamento. Incorreto
b.
Se ensinar é preparar a criança para o futuro e para o convívio em sociedade, e a condição da dissimulação é intrínseca ao modo como o conhecimento é estabelecido, como interpretação, a mentira é válida para o bem comum.
c.
Nietzsche afirma que a capacidade de mentir sem ser descoberto deve ser aceita como um valor a ser conquistado desde que não traga consequências nocivas para a sociedade, uma vez que é fruto da evolução da capacidade de pensar.
d.
Pela aprendizagem a criança passa a dissimular e ocultar pensamentos e sentimentos individuais que são moldados de acordo com as mesmas regras gramaticais e da lógica, porém são aspectos da verdade cuja revelação não é conveniente.
e.
Se o valor da educação está em conseguir formar um cidadão que consiga ter êxito profissional, a escola deve fornecer os instrumentos para que se consiga atingir esses objetivos. A Filosofia na escola é importante para que a criança seja esperta na arte de argumentar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta letra D. Pela aprendizagem a criança passa a dissimular e ocultar pensamentos e sentimentos individuais que são moldados de acordo com as mesmas regras gramaticais e da lógica, porém são aspectos da verdade cuja revelação não é conveniente.
A alternativa D está correta.
A a moral racionalista, segundo Nietzsche, é uma das característica dos fracos que, temendo a vida, os desejos e as paixões, inventaram o dever, e assim, ordenaram a submissão da vontade à razão impondo o castigo para quem transgredisse suas leis.
Pitágoras partia da noção numérica para o pensamento filosófico. Assim, o alcance da realidade se dá através do pensamento, porém, para que o mesmo possa ser compreendido, ele através dos números cultivavam as experiências em busca da razão.