Segundo Niall Ferguson (2012), se você fosse um rico industrial do século XIX, a probabilidade de morar num país protestante era grande. Com base na visão de Max Weber sobre a contribuição do protestantismo ao desenvolvimento do capitalismo, considere as afirmativas abaixo:
FERGUNSON, Niall. Civilização: Ocidente X Oriente. São Paulo: Planeta, 1985.
I. O protestantismo foi responsável por abrandar a vigilância exercida pela religião na vida das pessoas. Por isso, em virtude desta liberdade, o crescimento econômico contribuiu com o desenvolvimento do capitalismo.
II. Da casa ao trabalho, da vida doméstica à vida religiosa, o protestantismo criou uma ética de comportamento em que o luxo exagerado, bem como o gasto desnecessário de dinheiro era visto como pecado. Isso influenciou os protestantes a pouparem mais e terem mais prosperidade financeira.
III. Para Max Weber, foram os protestantes europeus os responsáveis por criar o capitalismo. Antes deles, jamais houve qualquer tipo de experiência que pudesse ser chamada de capitalista.
IV. O capitalismo, da forma como ele passou a existir na modernidade, após o advento da Reforma Protestante, veio no intuito de educar e selecionar as pessoas que melhor se adaptam a essas condições de comportamento exigidas pelo capital, como a poupança e o controle dos gastos.
Estão corretas as afirmativas:
ALTERNATIVAS
I e II.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
pag. 98 e 99 resposta I II e IV
Respondido por
3
alternativas I II e IV, concordo, da pag 96 á 98.
rosane102:
pessoal no final da pág 97 diz que o controle passou a ser muito mais intenso, então não abrandou.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás