Segundo Montanari (1998), na Alta Idade Média, o homem vivia rodeado de florestas e cursos de água, tirando o máximo proveito do que encontrava, expandindo terras cultivadas e o pastoril. Os camponeses desse período se alimentavam com o que encontravam em abundância, ou seja, os cereais principalmente, o que levou o pão a se tornar a base alimentar do povo. Desta forma, sobre a Alta Idade Média, analise as afirmações a seguir: I. O vinho era a bebida mais presente em toda a ceia nessa época. II. Nesse período, a cerveja era uma bebida pouco densa e também a menos consumida pelos germânicos e pelos pagãos. III. A carne era tida como o alimento de consumo dos ricos. IV. Naquela época, consumia-se também queijo de ovelha ou de cabra e peixes de água doce. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Na alta idade média a sociedade europeia apresentava um comportamento alimentar bem diferente do que vemos na atualidade, principalmente entre os camponeses. Pensando nesse momento e analisando as afirmativas, nota-se:
- O vinho era uma bebida muito comum, porém, apenas no sul onde o clima favorecia o cultivo.
- A cerveja da época era muito consumida no norte, pelos germânicos e povos “pagãos”.
- A carne era um alimento mais caro que os cereais, porém, estava presente também na dieta dos camponeses.
- Na alta idade média era muito comum o consumo de queijos exóticos na atualidade, como de ovelha. O consumo de peixes de água doce era comum e mais barato que os de água salgada.
Considerando essas observações, nota-se que apenas a alternativa IV é completamente correta.
Alimentação na alta idade média:
A alimentação na alta idade média era pautada em uma dieta muito rica em cereais, pães, vegetais e legumes. Isso porque, eram alimentos mais acessíveis aos camponeses.
Dentre as bebidas alcoólicas consumidas nesse período, nota-se que o norte possuía um maior consumo de cerveja enquanto a Europa mediterrânea apresentava um maior consumo de vinho.
Em reinos como o reino Franco, o vinho era extremamente comum — havendo grande variação de tipos e preços. Já nos reinos germânicos, pelo frio não permitir bom cultivo de uvas, a cerveja era mais consumida.
A carne bovina era mais cara que a suína e as carnes brancas. Sendo também menos acessível. Pois, ter campos para gado era mais caro. Contudo, considerando que a maior parte das carnes vinham da produção dos camponeses, esse tipo de alimento era presente em todas as camadas sociais.
A conservação da carne era mais difícil para os camponeses e o quantitativo de carne que esses possuíam podia ser menor que o disponível aos nobres. Mas, ainda assim a carne estava presente na dieta comum medieval — só não em abundância.
Na idade média era comum que se aproveitasse tudo que um animal podia oferecer. Como o pastoreio de gado era caro, conseguir queijo de bovinos também era mais caro. Logo, o queijo de cabra ou ovelha era muito presente na alimentação medieval.
Da mesma forma, a pesca em água doce (rios próximos) era mais fácil que a pesca em alto mar. Logo, consumiam-se muitos peixes de água doce.
Leia mais sobre a alta idade média: https://brainly.com.br/tarefa/49114854
#SPJ1