Segundo Mircea Eliade, o homem moderno não consegue compreender o pensamento do homo religiosus, por conta de sua _______________ compreensão das religiões exóticas, primitivas, mitológicas, antigas. A compreensão religiosa do _______________ se restringe ao cristianismo e, quando muito, às conhecidas religiões mundiais, como o hinduísmo, o judaísmo, o budismo e o islamismo, em suas concepções contemporâneas. Essa restrição o impede de compreender as _______________ e sobrevivências do universo mental do homo religiosus. Embora a percepção _______________ do homo religiosus não se restrinja aos livros sagrados, a pesquisa etnográfica permite tomar conhecimento do folclore de comportamentos de situações variadas de regiões europeias diferentes, possibilitando recuperar a compreensão, ainda hoje, que denotaria “um estado de cultura mais arcaico do que aquele testemunhado pela mitologia da Grécia clássica” (ELIADE, 1992:79). É necessário compreender a situação existencial do mundo primitivo “dos caçadores _________________, das populações ainda no estágio da caça miúda e da colheita” (1992:80), ou seja, o homem imerso na sociedade primitiva, que caracteriza o homo religiosus.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas que identificam a dificuldade de compreensão do homo religiosus por parte do homem moderno no texto acima.
A.
ampla – homo religiosus – vantagens – científica – animistas.
B.
limitada – homo religiosus – recorrências – psicológica – guerreiros.
C.
meia – homem selvagem – cerimônias – transcendental – europeus.
D.
limitada – homem moderno – recorrências – existencial – totemistas.
E.
criativa – homem político – distâncias – espiritual – enfurecidos.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra "D"
Explicação:
A alternativa "ampla – homo religiosus – vantagens – científica – animistas" apresenta, equivocadamente, as seguintes ideias: que o homem moderno tem ampla compreensão das religiões exóticas; que o homo religiosus primitivo compreende o cristianismo; que ele é impedido de compreender as vantagens do universo mental do homo religiosus; que o homo religiosus tem percepção científica; e que os caçadores são animistas, uma vez que são totemistas.
A alternativa "limitada – homo religiosus – recorrências – psicológica – guerreiros" apresenta, equivocadamente, as seguintes ideias: que o homo religiosus primitivo compreende o cristianismo; que o homo religiosus tem percepção psicológica; e que os caçadores são guerreiros, uma vez que são totemistas.
A alternativa "meia – homem selvagem – cerimônias – transcendental – europeus" apresenta, equivocadamente, as seguintes ideias: que o homem moderno tem meia compreensão das religiões exóticas; que o homem selvagemprimitivo compreende o cristianismo; que ele é impedido de compreender os ritos do universo mental do homo religiosus; e que, por meio dos caçadores europeus, uma vez que são totemistas.
A alternativa "criativa – homem político – distâncias – espiritual – enfurecidos" apresenta, equivocadamente, as seguintes ideias: que o homem moderno tem criativa compreensão das religiões exóticas; que o homem político primitivo compreende o cristianismo; que ele é impedido de compreender as distâncias do universo mental do homo religiosus; e que, por meio dos caçadores enfurecidos, uma vez que são totemistas.
A alternativa "limitada – homem moderno – recorrências – existencial – totemistas" está correta.
Segundo Mircea Eliade, para o homem moderno é difícil compreender o pensamento do homo religiosus, por conta de sua limitada compreensão das religiões exóticas, primitivas, mitológicas, antigas. A compreensão religiosa do homem moderno se restringe ao cristianismo e, quando muito, às conhecidas religiões mundiais, como o hinduísmo, o judaísmo, o budismo e o islamismo, em suas concepções contemporâneas. Essa restrição o impede de compreender as recorrências e sobrevivências do universo mental do homo religiosus. Embora a percepção existencial do homo religiosus não se restrinja aos livros sagrados, a pesquisa etnográfica permite tomar conhecimento do folclore de comportamentos de situações variadas de regiões europeias diferentes, possibilitando recuperar a compreensão, ainda hoje, que denotaria “um estado de cultura mais arcaico do que aquele testemunhado pela mitologia da Grécia clássica” (ELIADE, 1992:79). É necessário compreender a situação existencial do mundo primitivo “dos caçadores totemistas, das populações ainda no estágio da caça miúda e da colheita” (1992:80), ou seja, o homem imerso na sociedade primitiva, que caracteriza o homo religiosus.