Segundo MEC-SEESP (2006, p. 51) na educação infantil o “brincar” é considerado o eixo do currículo e da proposta pedagógica, “o brincar, o movimento, as histórias e a arte devem perpassar todos os conteúdos do currículo para que não ocorra a escolarização precoce ou didatização do lúdico”. Na educação inclusiva são necessárias adaptações curriculares, essas devem atender o aluno e contribuir para o seu desenvolvimento. Assinale a afirmativa correta sobre as adaptações curriculares corretas na educação inclusiva.
I). O mesmo currículo pode ser utilizado, o que pode sofrer modificações são os objetivos de aprendizagem e as atividades e avaliações propostas tendo em vista as particularidades do estudante.
II). O professor deverá estar disposto a recebê-la e a observação de suas reações é muito importante nesse início de convivência.
III). As adaptações curriculares que são promovidas na educação especial devem ter como objetivo possibilitar a aprendizagem de todos os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.
IV). A avalição escolar deve ser considerada apenas pela reação do aluno no ambiente escolar, a escola dever singularmente diagnosticar as reações estimulo-resposta do estudante para elaborar a avaliação.
V). É preciso identificar essas necessidades para que se possam propor planejamentos individualizados que atendam a cada um que dele necessita.
Escolha uma:
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmativa V está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá!
Todas as afirmativas estão corretas.
Em se tratando das adaptações curriculares para estudantes com necessidades educacionais especiais, observa-se que a escola deve realizar um diagnóstico do tipo específico das limitações, para que as reformulações curriculares e pedagógicas sejam implementadas.
Além disso, é importante que o professor seja capacitado a lidar com este segmento, de forma a reduzir as barreiras atitudinais, comunicacionais e pedagógicas.
Perguntas interessantes