ENEM, perguntado por laurabaker9934, 9 meses atrás

Segundo Maurice Crouzet: "Desde o fim das operações militares na Europa e na Asia, as desconfianças se agravam, os mal-entendidos, as suspeitas, as acusações se acumulam de parte a parte, as oposições entre os aliados se aprofundaram e culminaram, em alguns anos, em um conflito que, em todos os domínios - salvo o das armas - assumiu caráter de uma verdadeira guerra, é a Guerra Fria, acompanhada de uma espetacular dissolução de alianças que caracteriza o segundo pós-guerra." Sobre a Guerra Fria, é correto afirmar: a) ocorreu entre 1947 e 1991 e foi caracterizada pela divisão do mundo em dois blocos políticos ideológicos antagônicos. De um lado, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; de outro, os Estados Unidos. b) ocorreu entre 1945 e 1968 e foi caracterizada pela divisão do mundo em dois blocos políticos ideológicos antagônicos. De um lado, os países do Primeiro Mundo; de outro, os países em desenvolvimento. c) ocorreu após a derrota dos EUA no Vietnã, dividindo a Asia em dois blocos: um apoiando os EUA e o outro apoiando a República Popular da China. d) ocorreu entre 1945 e 1991 e foi caracterizada pela divisão do mundo em dois blocos políticos ideológicos antagônicos. De um lado, os EUA e seus aliados; de outro, as forças do terrorismo internacional que lutam contra os norte-americanos. e) existe desde o fim da Segunda Guerra Mundial e opõe a Doutrina Truman ao Plano Marshall.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

É correta a alternativa A.

A Guerra Fria foi o período da nossa história em que o mundo esteve dividido entre dois grandes blocos ideológicos opostos, um defendendo o capitalismo e o outro defendendo o socialismo soviético, tendo sido liderados pelos dois maiores vencedores da Segunda Guerra Mundial.

Os Estados Unidos buscaram expandir a sua influência por meio da propaganda ideológica e dos acordos econômicos, tentando estabelecer laços com países centrais do capitalismo, como Inglaterra e França,  e incentivando a manutenção de regimes de exceção pró-capitalistas nos países periféricos, enquanto que os soviéticos buscaram fazê-lo incentivando movimentos revolucionários anti-capitalistas em diversas partes do mundo.

Perguntas interessantes