Física, perguntado por germen01, 1 ano atrás

Segundo matéria publicada na “Folha Online Ciência”, de 19 de setembro passado, foram registrados pela primeira vez perigos da Nanotecnologia para os seres humanos. Trabalhadoras chinesas teriam sofrido danos pulmonares permanentes por exposição por longo tempo, sem proteção adequada, a nanopartículas, em uma fábrica de tintas. Como se sabe, a Nanotecnologia é largamente utilizada na indústria, com emprego, por exemplo, em artigos esportivos, eletrônicos, cosméticos, roupas, desinfetantes, utensílios domésticos, revestimento Faculdade FASIPE Departamento de Engenharia Física Geral e Experimental I 3 Física geral e experimental I . de superfícies, tintas e vernizes e também mesmo na medicina. Pelo seu minúsculo diâmetro, entre 1 e 100 nanômetros, as nanopartículas podem ultrapassar as barreiras naturais do corpo humano por meio de contato com a pele com problemas ou pela ingestão ou inalação. Sendo um bilionésimo de um metro, um nanômetro corresponde a a) 1 x 10–6 m b) 1 x 10–9 m c) 1 x 10–12 m d) 1.109 m e) 1.106 m

Soluções para a tarefa

Respondido por andre19santos
44
Para resolver, basta utilizar o cálculo da potência de 10.

O enunciado diz que 1 nanômetro corresponde a um bilionésimo de um metro. Então precisamos dividir um metro por um bilhão, mas isso utilizaria muitos zeros e seria difícil ler o número. Para resolver isso, vamos utilizar as potências de 10.

Um bilhão corresponde a 1.000.000.000. Sendo que este número tem 9 zeros, então escrevê-lo em potência de 10 seria 10^9.
Agora podemos achar o equivalente do nanômetro:
nanometro =  \dfrac{1 m}{10^9} = 1*10^{-9}m

Resposta: alternativa B
Perguntas interessantes