Sociologia, perguntado por anacarolinaaa5, 1 ano atrás

“Segundo Marx, o capitalismo é inerentemente um sistema de classes, sendo as relações entre as classes caracterizadas pelo conflito. Embora os proprietários do capital e os trabalhadores dependam uns dos outros – os capitalistas necessitam dos salários – a dependência é extremamente desequilibrada”. (Giddens, 2010)
De acordo com o pensamento marxista, é CORRETO afirmar
Escolha uma:
a. O relacionamento entre as classes assenta na exploração na medida em que os trabalhadores têm pouco ou nenhum controle sobre o seu trabalho e os patrões têm a possibilidade de gerar lucro apropriando da força dos trabalhadores.
b. Em razão da divisão social do trabalho e dos meios, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção. Surgem, então, a classe dominante e a classe dominada (ou seja, a dos patrões).
c. O Estado aparece para representar os interesses da classe dominada e cria, para isso, inúmeros aparatos para manter a estrutura da produção. Esses aparatos são nomeados por Marx de infraestrutura, que regulam as normas políticas, religiosas, culturais ou econômicas.
d. Percebendo que mesmo a revolução burguesa não conseguiu abolir as contradições entre as classes, Marx observou que ao substituir as antigas condições de exploração do trabalhador por novas, o sistema capitalista obteve um retorno ao sistema feudal.

Soluções para a tarefa

Respondido por JosianeCamila
14
Pelo que parece e pelo que eu tenho em meus materiais, é a que fala que o relacionamento entre as classes assenta na exploração na medida em que os trabalhadores tem pouco ou nenhum controle sobre o seu trabalho e os patrões tem a possibilidade de gerar lucro apropriando da força dos trabalhadores. 
Respondido por winederrn
10

Letra A.

Porque, na visão de Marx (1818-1883), o trabalhador é explorado pelos capitalistas, que sãos os donos dos meios de produção.

Nesse sentido, o trabalhador troca a sua mão-de-obra (que é baseada na força de trabalho) por um salário, que não é condizente com a força de trabalho gasta. Em resumo, Marx não achava que essa troca fosse justa.

Por fim, podemos considerar que os trabalhadores obedecem às ordens dos capitalistas, que detém todo o controle da produção.

Até breve!

Perguntas interessantes