Sociologia, perguntado por camilaml08, 1 ano atrás

Segundo Marx e Engels, no Manifesto do Partido Comunista, "A história de toda sociedade até nossos dias é a história das lutas de classe. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de ofício e companheiro, em resumo, opressores e oprimidos se encontraram sempre em constante oposição, travaram uma luta sem trégua, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou então pela ruína das diversas classes em luta. "

MARX, Karl ; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Instituto José Luis e Rosa Sundermann, 2003.

Com base na teoria de Marx:

I - É por meio da revolução pacífica que se podem superar os conflitos entre os membros de uma sociedade.

II - O capitalismo, para Marx, é um sistema que se baseia na moral humana, por isto é um sistema sem conflitos.

III - A partir da divisão de classes que se intensifica no sistema capitalista, separa-se o interesse particular do interesse comum.

Estão corretas:


Alternativas:


a) Somente a I.



b) Somente a I e II.



c) Somente a II.



d) Somente a III.



e) Todas as alternativas estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
17
Olá! 


A alternativa D está correta.  Somente a III.

Partindo deste ponto, as reflexões de Marx sobre o sistema capitalista se davam pela relação entre burguesia e proletariado, onde um indivíduo só enriquece aumentando a concentração de renda e consequentemente a desigualdade social.

Apesar de seus ideias estarem baseados na moral, uma revolução que quebrasse o padrão capitalista deveria ser radical, modificando totalmente o sistema de mercado anteriormente imposto e assim, trazer a valorização da igualdade econômica entre os indivíduos. 


Até a próxima.

Perguntas interessantes