Segundo Marilena Chauí por que surge a ideologia?
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Sistematizando o pensamento filosófico grego, Aristóteles elaborou algo que, a partir da
filosofia medieval, ficou sendo conhecido como a teoria das quatro causas.
Como se sabe, uma das maiores preocupações dos filósofos gregos era a explicação do
movimento. Por movimento, os gregos entendiam: 1) toda mudança qualitativa de um corpo
qualquer (por exemplo, uma semente que se toma árvore, um objeto branco que amarelece, um
animal que adoece, etc.); 2) toda mudança quantitativa de um corpo qualquer (por exemplo, um
corpo que aumente de volume ou diminua, um corpo que se divida em outros menores, etc,); 3) toda
mudança de lugar ou locomoção de um corpo qualquer (por exemplo, a trajetória de uma flecha, o
deslocamento de um barco, a queda de uma pedra, o levitar de uma pluma, etc.); 4) toda geração e
corrupção dos corpos, isto é, o nascimento e perecimento das coisas e dos homens. Movimento,
portanto significa para um grego toda e qualquer alteração de uma realidade, seja ela qual for.
A teoria aristotélica das quatro causas, tal como foi recolhida e conservada pelos pensadores
medievais, é uma das explicações encontradas pelo filósofo para dar conta do problema do
movimento. Haveria, então, uma causa material (a matéria de que um corpo é constituído, como,
por exemplo, a madeira, que seria a causa material da mesa), a causa formal (a forma que a matéria
possui para constituir um corpo determinado, como, por exemplo, a forma da mesa que seria a
causa formal da madeira), a causa motriz ou eficiente (a ação ou operação que faz com que uma
matéria passe a ter uma determinada forma, como, por exemplo, quando o marceneiro fabrica a
mesa) e, por último, a causa final (o motivo ou a razão pela qual uma determinada matéria passou a
ter uma determinada forma, como, por exemplo, a mesa feita para servir como altar em um templo).
Assim, as diferentes relações entre as quatro causas explicam tudo que existe, o modo como existe
e se altera, e o fim ou motivo para o qual existe.
Um aspecto fundamental dessa teoria da causalidade consiste no fato de que as quatro
causas não possuem o mesmo valor, isto é, são concebidas como hierarquizadas indo da causa
mais inferior à causa superior. Nessa hierarquia, a causa menos valiosa ou menos importante é a
causa eficiente (a operação de fazer a causa material receber a causa formal, ou seja, o fabricar
natural ou humano) e a causa mais valiosa ou mais importante é a causa final (o motivo ou
finalidade da existência de alguma coisa).
À primeira vista, essa teoria é uma pura concepção metafísica que
valdeniaf:
Não se trata do pensamento aristotélico, mas na visão de Marilena Chauí, porque surge a ideologia?
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