Segundo Maria Homem, quais são as possibilidades e quais são os limites do pacto social? Responda a partir da diferença entre “justiça” e “sentimento de justo”, ou entre “lei” e “vingança”.
Soluções para a tarefa
A ideia de pacto social é proveniente do pensamento iluminista, que entende que nós temos de realizar um pacto social para poder viver em sociedade, abrindo mão de certas liberdades individuais, com o objetivo de uma harmonia coletiva.
A justiça é algo que pode ser pensada a luz do pacto social. Caso queiramos defender a justiça, precisamos nos livrar, de certa forma, da necessidade de satisfazer o sentimento de justo, uma vez que muitas vezes o pacto social propõe uma medida de justiça que não nos proporciona a realização deste sentimento, mas devemos nos manter fiéis ao pacto.
A ideia de lei e vingança também é importante, já que revela que a lei foi criada, por meio do pacto, para substituir a vingança, impedido a formação de um ciclo de violência interminável, que é pautado na retribuição da violência ou do crime realizado.