Segundo Marcos Mondaini no texto Direitos Humanos, "o hábito herdado de nosso passado colonial do uso privado da coisa pública enraizou-se de tal maneira no Estado e na sociedade brasileiros que a própria ideia clássica de cidadania ganhou entre nós um sentido próprio". Mondaini vai se referir a esse sentido como
Soluções para a tarefa
Resposta:
CIDADANIA PATRIMONIALISTA
Explicação:
Marcos Mondaini se refere, no texto, que as relações privadas se impõe nas relações públicas. Isto é, cidadania patrimonialista, letra b.
Patrimonialismo
Autores percebem o patrimonialismo no Estado Brasileiro ao observar o uso de recursos e poderes públicos para fins privados. A participação política persiste em ser feita por meio da cooptação de classes e a personalização de poder por aquele que a detém.
O Estado e a sociedade vão seguir o modelo da família, que tem o pai como o chefe. E apresenta a confusão entre o público e o privado. Os resultados são as relações pessoais e afetivas em detrimento das relações impessoais e na aversão à regras universais.
Nessas sociedades são frequentes o nepotismo e o clientelismo. O clientelismo vai reger as relações entre o que detém o poder e os seus "clientes", dependentes dele. Isso se reflete na cidadania, na política e em vários setores da sociedade.
Leia sobre Patrimonialismo e Patriarcalismo: https://brainly.com.br/tarefa/22473534
#SPJ2