História, perguntado por detcho, 1 ano atrás

Segundo Marco Antônio Silva, além de consagrado em nossa cultura escolar, o livro didático tem assumido a primazia entre os recursos didáticos utilizados na grande maioria das salas de aula do Ensino Básico. Impulsionados por inúmeras situações adversas, grande parte dos professores brasileiros o transformaram no principal ou, até mesmo, o único instrumento a auxiliar o trabalho nas salas de aula. Pesquisa realizada nos anos de 1999, 2000 e 2001 com professores de História de 204 escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, por exemplo, demonstrou que livro didático é o instrumento mais utilizado durante as aulas de História. Disponível em: . Acesso em: 10 de Maio de 2019. A partir da leitura do excerto, observamos que a cultura do livro didático é algo muito expressivo em diferentes momentos do sistema educacional brasileiro. Considerando sua relevância, analise as afirmações em destaque: I – Em 1994 iniciou-se um processo de avaliação dos livros didáticos para distribuição às escolas, com a composição de grupos de trabalho, especialistas avaliam os livros para circulação. II – Os livros didáticos de História são manuais completos e científicos que apresentam informações suficientes para o desenvolvimento dos conteúdos previstos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. III – Os livros didáticos passam por três critérios avaliativos: adequação conceitual, adequação metodológica e adequação à construção de uma ética plural e democrática. IV – O livro didático deve ser entendido como uma obra pedagógica, que veicula um conjunto sistematizado de conhecimentos definidos a partir do currículo. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: III e IV, apenas. Alternativa 3: I, II e III, apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
1

Alternativa 5: I, II, III e IV.

A partir do ano de 1994, os livros didáticos passaram por diversas modificações decorrentes da publicação denominada de “Definição de Critérios para Avaliação dos Livros Didáticos” MEC/FAE/UNESCO. Tal publicação tinha por finalidade a realização de mudanças de alguns conteúdos.

Desde então, os livros didáticos passaram a se tornar referência, principalmente, para o ensino de história e geografia, pois eles apresentavam informações que se relacionavam com os conteúdos previstos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Bons estudos!

Perguntas interessantes