História, perguntado por Gabicorrea010306, 10 meses atrás

Segundo Márcia Sant’Anna, diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do IPHAN, ‘o registro do samba de terreiro, do partido alto e do samba-enredo no Rio de Janeiro se insere num projeto, de âmbito nacional, de reconhecimento e valorização das formas de samba que constituem referências culturais fundamentais da população brasileira’. Esse trabalho teve início com o registro do Samba de Roda do Recôncavo baiano, em 2004, e deverá abranger ainda o samba de coco nordestino, o tambor de crioula do Maranhão, o samba rural paulista e outras formas tradicionais dessa forma de expressão tão brasileira. ”

Brasil de todos os sambas. Notícia divulgada em 30/11/2006

II. “Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, [...] portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira [...]”.

Constituição da República Federativa do Brasil, 1988, artigo 216.

Desde a instituição oficial das políticas brasileiras de preservação do patrimônio, na década de 1930, até os recentes debates sobre a proteção de formas de expressão da cultura (o chamado patrimônio imaterial), o foco central das discussões tem sido a questão da memória e das identidades nacionais. Porém, nesses dois momentos históricos, as formas de apoio oficial a manifestações artístico-culturais, como o samba, refletem duas posturas distintas. A partir dos trechos (I e II) e das informações acima, responda as questões:

a) A que grupos formadores da sociedade brasileira está associada a política do IPHAN, indicada na notícia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mayarabb
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Resposta:

A) A política do IPHAN está associada às camadas mais baixas da sociedade brasileira, como afrodescendentes, população

rural paulista e a população sertaneja do

norte e nordeste do país. Tal política reflete também a preocupação de grupos da

classe média em resgatar e valorizar as

diversas formas de expressão da cultura

popular, tais como historiadores, músicos

e antropólogos.

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