Segundo Marcelo Cardoso, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional da Natura, tomar decisões racionais tornou-se ainda mais difícil ao longo do tempo. Isso, entretanto, não se deve ao fato de os executivos terem menos dados e ferramentas. “No passado, era difícil tomar decisões porque havia pouco acesso à informação. Hoje, por termos informações demais, o processo tornou-se ainda mais complexo.” Isso evidencia as limitações do modelo racional de tomada de decisão e, de acordo com o executivo, “é um paradoxo” que precisa ser aceito e compreendido. (Fonte: ROBBINS, JUDGE e SOBRAL, 2010 p.169 Diante do texto acima, avalie a afirmação explicita da maneira mais adequada a dificuldade na tomada de decisão nas organizações. A racionalidade é o melhor caminho para se conseguir tomar as melhores decisões. A complexidade da tomada de decisão interfere no desenvolvimento organizacional. Muitas informações e dados ajudam no processo de tomada de decisão. Devido à complexidade excessiva de informações o modelo racional, pode não ser o mais adequado. No passado tomar uma decisão era mais facilitado, devido à escassez de ferramentas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Devido à complexidade excessiva de informações o modelo racional, pode não ser o mais adequado.
Explicação:
De acordo com a afirmação do vice-presidente, o excesso de informações muitas vezes dificulta a utilização do modelo racional de tomada de decisão que precisa da definição de um problema para identificar os melhores critérios de decisão, atribuindo pesos específicos a cada um deles para desenvolver alternativas e poder escolher qual será a melhor para a tomada de decisão.
A partir da leitura da declaração feita pelo vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional da empresa de cosméticos, a alternativa que melhor explicita a dificuldade na tomada de decisões em organizações é:
Devido à complexidade excessiva de informações, o modelo racional pode não ser o mais adequado.
Justificativa: segundo o texto, a partir do comentário executivo Marcelo Cardoso, estamos diante de um paradoxo: se, no passado, havia escassez de informações para guiar a tomada de decisões, hoje em dia temos "informações demais", o que torna o processo decisório mais complexo.
Sobre as demais alternativas:
A racionalidade não é mais vista como o melhor caminho para se conseguir tomar as melhores decisões.
Não é possível inferir do texto que a complexidade da tomada de decisão interfere no desenvolvimento organizacional.
O texto não afirma que "muitas informações e dados ajudam no processo de tomada de decisão". Na verdade, é o oposto: a quantidade de informações torna o processo mais difícil e prejudica a tomada de decisões.
No passado tomar uma decisão era mais facilitado, devido à escassez de dados - e não de ferramentas, como a última alternativa propõe.
Saiba mais sobre o processo de tomada de decisões: https://brainly.com.br/tarefa/23746376