Segundo Maquiavel o verdadeiro príncipe, ou condottiere, para ter sucesso na manutenção do poder do Estado deve ser capaz de combinar dois elementos.
Quais são esses elementos e sobre o que eles se referem?
Escolha uma:
a. Um bom guerreiro e conhecedor da teologia são as características essenciais de um príncipe, segundo Maquiavel.
b. Para Maquiavel o príncipe deve ser bom e generoso, pois somente a partir dessas duas qualidades é que o povo poderá segui-lo. Incorreto
c. Se o príncipe não souber articular características religiosas – virtu – à sua prática política – fortuna – não será bem sucedido quanto à manutenção do poder pelo Estado. - ESTA É A RESPOSTA CORRETA !
d. O condottiere deve ser capaz de combinar virtu e fortuna, sendo que a primeira se refere às suas habilidades pessoais, e a segunda se refere ao contexto.
e. Segundo Maquiavel, o príncipe ou condottiere deve saber articular virtu que são as condições dadas e a fortuna que são as habilidades individuais.
Soluções para a tarefa
Exemplo: separar a vida pessoal da vida política.
Para Maquiavel ,o príncipe não poderá garantir-se apenas com suas qualidades pessoais. Deveria contar também com a sorte para agir de forma positiva ou negativamente ,de acordo com a situação vivida. Maquiavel chamou isso de Fortuna.
Exemplo: Aliar-se a inimigos se necessário .
Assim,a alternativa C torna-se a mais coerente .
Resposta:
não sei da aonde o pessoal tira tanta resposta sem nexo, me levo a acreditar que tem conteúdo sendo passado pela universidade de maneira equivocada, no livro de ciências políticas está descrito: "O verdadeiro príncipe, ou condottiere, para manter-se no poder
deve ser capaz de combinar virtu e fortuna, sendo que essa última se
refere ao circunstancial, ao imponderável, ou seja, ao contexto e às
condições que são dadas independente da vontade do príncipe. E a
virtu se refere à capacidade pessoal do príncipe de usar a fortuna em
seu proveito e ao fim em proveito da manutenção do Estado, uma
sabedoria de agir conforme as circunstâncias e as necessidades, e
não conforme um arcabouço moral."
o livro da própria disciplina descreve dessa maneira e parece meio estranho juntar absolutismo com religião, sendo que foi nessa época que começaram a separar os dois.
Explicação: logo seguindo a explicação que é descrita no livro Ciência política, nota se que fortuna é relacionada ao contexto e virtu a capacidade de agir pessoal adjunto da fortuna, lógicamente falando a resposta mais apta seria "d) O condottiere deve ser capaz de combinar virtu e fortuna, sendo que a
primeira se refere às suas habilidades pessoais, e a segunda ao contexto."