Segundo Lorenzoni (2016a) para que a relação professor-aluno dê certo é preciso haver naturalidade na apropriação não apenas dos recursos digitais. Ou seja, é preciso que os professores conheçam os métodos que alteram a relação da aprendizagem dos alunos nesse contexto. Em um dos métodos apresentados por Lorenzoni (2016c) o professor deverá questionar seus alunos provocando-o a buscar respostas que possam auxiliá-lo no desenvolvimento de suas capacidades, bem como de confiança e autonomia. O método descrito é denominado por Lorenzoni como:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aprendizado por meio de desafios
Explicação:
A aprendizagem com uso de recursos digitais, por si só não representa avanço, é preciso que os recursos sejam guiados por métodos de ensino cuja principal finalidade seja a aprendizagem eficiente dos alunos. O aprendizado por desafios objetiva provocar no aluno o questionamento sobre conteúdos para desenvolver o interesse por buscar respostas, sempre incentivando uma ação prática para que desenvolva autonomia e confiança em suas capacidades. O ensino híbrido e a sala de aula invertida são descritos, pelo autor como a combinação da prática online com a offline, aliando atividades individuais e em grupo que serão realizadas em ambientes fora da sala de aula e, depois dentro da mesma. O ensino adaptativo, por sua vez, tem como premissa a busca constante por adequar o conteúdo ao modo de aprendizagem do aluno e, finalmente o aprendizado autônomo ocorre por meio de estímulos e atividades planejadas para instigar o aluno a buscar o saber.
Resposta:
Aprendizado por meio de desafios
Explicação:
Cabe citar também que a aplicação e a usabilidade de ferramentas tecnológicas e as tecnologias pedagógicas devem ser implantadas com a participação de todos os envolvidos. Isso significa que não podem ser uma construção vinda de cima para baixo, sem uma avaliação do real potencial de cada técnica e sua eficiência, bem como um retorno avaliativo (ROSA, 2013).