Segundo Lima (2019) uma possibilidade para entendermos os sentidos atribuídos a capoeira passa pelo esforço de analisar o seu percurso histórico. Assim, muito se discute sobre a definição da prática da capoeira. Diante disso, analise o seguinte contexto: “A capoeira quando praticada nas senzalas, onde havia muitos feitores fortemente armados, era praticada de forma mais leve e recreativa” LIMA, Reginaldo Calado de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019. Diante desse cenário, levando em consideração as condições da época, como podemos definir a capoeira nesse contexto? Alternativas Alternativa 1: A capoeira nesse contexto pode ser entendida como luta disfarçada em dança, luta quando os escravos fugiam e entravam em confrontos com feitores e capitães do mato, assim, aplicavam-se golpes com os pés, braços, pernas e cabeça, e dança quando precisavam disfarçar o caráter bélico da capoeira para não serem castigados. Alternativa 2: A capoeira nesse contexto pode ser entendida apenas como dança, pois em nenhum aspecto possui caráter ofensivo, além disso, tem as instrumentações e cantigas que dão origem ao ritmo e aos passos coreográficos. Alternativa 3: A capoeira nesse contexto pode ser entendida apenas como recreação, pois se trata de uma atividade relacionada apenas ao divertimento na época da escravidão. Alternativa 4: A capoeira nesse contexto pode ser entendida como dança e esporte, pois foi trazida pelos africanos e na época da escravidão, no pouco tempo de tinham livre utilizavam como lazer. Alternativa 5: A capoeira nesse contexto pode ser entendida apenas como luta pois precisavam lutar a todo momento contra as injustiças impostas por feitores e capitães do mato
Soluções para a tarefa
Para a época a capoeira podia ser entendida como uma luta disfarçada em dança, seria luta quando os escravos fugiam e entravam em confronto com os feitores e capitães da mata, aplicando golpes com os pés e braços, e dança quando precisavam disfarçar o caractere bélico da capoeira para não serem castigados. A alternativa correta é a 1.
História da capoeira
Como forma de responder a violência que sofriam, os escravos nos tempos coloniais e imperais do Brasil, usavam a capoeira. Com movimentos corporais ágeis eles conseguiam se defender. Para evitar levantar suspeita, foram adicionados movimentos mais coreografados e músicas para disfarçar o seu significado verdadeiro.
Veja mais sobre capoeira aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1692043
#SPJ1
A definição correta segundo Lima, seria a opção 1: Que fala a respeito da copeira ser estendida como como luta disfarçada de dança...
Estilos de Capoeira
- Sendo um estilo de luta com a origem brasileira por volta do século 16, com o intuito de se proteger da diversas agressões e violência diária sofrida de seus colonizadores.
- Os escravos decidiram criar a capoeira com a principal finalidade de proteção e mascara-la com uma dança.
- Tendo como principal movimento da Capoeira o Gingado, Que a partir dele, que vem os golpes, com combinações de 52 golpes golpes além de suas combinações.
- Os 3 estilos de capoeira mais utilizado na atualidade são:
- A Capoeira de Angola: com um ritmo musical mais lento e os golpes são deferidos mais próximos ao solo, sendo esse estilo mais utilizado e por causa dele muitos adeptos começam esse esporte.
- A Capoeira Regional: Enquanto os integrantes cantam e batem palmas com ritmos rápidos, os lutadores fazem movimentos suaves.
- A Capoeira Contemporânea: É o estilo mais mais recente, começado na década de 70, com movimentos e golpes rápidos e agressivos. E com algumas características do estilo de Angola.
Leia mais sobre Capoeira aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/28913862
#SPJ1
TEL. 7 5 9 8 8 9 7 2 2 7 4 TÁ SEM TEMPO PARA FAZER AS ATIVIDADES, CUIDO DO SEU STUDEO TAMBÉM.