Segundo Leon Pomer, “A luta pela independência na América espanhola implicou uma passagem de todo o poder político àqueles que já possuíam a maior parte do poder econômico.” POMER, Leon. As independências na América Latina. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 1990, p.12. A partir da frase acima, é correto afirmar, sobre a Independência dos países latino-americanos, que A) o proletariado urbano teve a sua participação política reconhecida e uma melhora em suas condições de vida. B) os indígenas, produtores do excedente econômico, ascenderam na hierarquia social latino americana. C) funcionários e clérigos, nomeados pela Coroa, puderam exercer livremente o seu domínio político. D) a aristocracia criolla veio a ocupar o vértice da pirâmide política latino-americana e a riqueza expropriada dos trabalhadores nativos não pagou mais tributos à Espanha. E) com o fim do domínio espanhol, os jovens países organizaram-se em torno dos ideais democráticos, reconhecendo os direitos civis, políticos e sociais de todos os seus cidadãos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
gabarito
Resposta:
Gabarito Comentado
D. A elite criolla liderou o processo de independência e conseguiu implantar seu principal projeto: separar-se da metrópole para eliminar o controle metropolitano e os impostos por ele determinados. Além disso, passaram a liderar suas respectivas regiões.
Distratores da questão de múltipla escolha a ser reutilizada:
A alternativa A é incorreta porque os grupos populares – trabalhadores – não teve suas condições de vida melhoradas nem ampliado seu espaço político; a alternativa B é incorreta porque os indígenas não melhoraram sua posição na hierarquia social, continuando dominados; a alternativa C é incorreta porque de pois da independência a Coroa espanhola não nomeava mais clérigos e funcionários na América e a alternativa E é incorreta porque os novos países mantiveram a desigualdade social e não se organizaram de forma democrática para permitir a participação de todos os grupos.
Habilidade
(EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
Explicação: