Segundo leitura indicada no tópico 1 de estudos, a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, temos o registro de que “Convivem, no Brasil, de maneira tensa, a cultura e o padrão estético negro e africano e um padrão estético e cultural branco europeu. Porém, a presença da cultura negra e o fato de 45% da população brasileira ser composta de negros (de acordo com o censo do IBGE) não têm sido suficientes para eliminar ideologias, desigualdades e estereótipos racistas. Ainda persiste em nosso país um imaginário étnico-racial que privilegia a brancura e valoriza principalmente as raízes europeias da sua cultura, ignorando ou pouco valorizando as outras, que são a indígena, a africana, a asiática.”.
Nesse contexto, indique a assertiva correta:
Teremos a exclusão de personagens negros, assim como de outros grupos étnico-raciais, em cartazes e outras ilustrações sobre qualquer tema abordado na escola, a não ser quando tratar de manifestações culturais próprias.
A necessidade de articulação entre os sistemas educacionais de ensino para a formação de professores é algo cuja prioridade é irrelevante, em função de que o ensino de história e cultura africana será repassado a partir de projetos já estruturados por instâncias educacionais superiores.
A inserção da obrigatoriedade dos conteúdos ligados à cultura Afro-Brasileira e Africana nas diretrizes curriculares não contribui para eliminar as desigualdades raciais em relação à afirmação dos direitos humanos básicos e fundamentais da população negra brasileira.
As instituições educacionais terão o compromisso de retirar a forma reducionista com que é tratada a contribuição dos africanos e todos os seus descendentes para a construção do nosso país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Resposta D
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Ed. Técnica,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás