Segundo Kotler e Armstrong (2007, p.112) “as compras do consumidor são extremamente influenciadas pelas características culturais, sociais, pessoais e psicológicas”. O planejamento e inteligência em marketing é fundamental no que tange à compreensão do comportamento do consumidor no que tange à gestão estratégica do comércio eletrônico. Dessa forma, o gestor de marketing de uma fábrica de laticínios conhecia bem a importância dos aspectos comportamentais em relação ao consumo dos seus produtos e o quanto isso impactava de modo significativo em elementos e fatores estratégicos da fábrica, desde a cadeia de suprimentos até nas atividades logística de distribuição. Por isso, devido ao grande volume de transações que a modalidade B2B de e-commerce da empresa realiza, o gestor decidiu que era fundamental implantar um e-market places buscando melhorar esse processo como um todo.
É imperativo ao gestor comercial que busque mecanismos e ferramentas que gerenciem de modo estratégico os negócios, pela visão sistêmica da cadeia de suprimentos, criando vínculos cooperativos sociambientalmente responsáveis, principalmente, por conta da expansão das modalidades de comércio eletrônico.
Nessa perspectiva, qual a alternativa que explica o e-market places?
Alternativas:
a)
É a prestação de serviços de pregão eletrônico que permite leilões online de insumos na modalidade B2B.
b)
São websites responsáveis pela prestação de suporte logístico como entrega e estocagem de produtos.
c)
Trata-se dos websistes que permitem a personalização de produtos por meio de transações na internet.
d)
São sites que promovem o relacionamento e integração entre os envolvidos nas transações do B2B.
e)
É o TradeOut que possibilita a realização de cotações online com diversos fornecedores dos produtos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo a passo:
Trata-se dos websistes que permitem a personalização de produtos por meio de transações na internet.
Comentário do professor:
Segundo Armelin, Silva e Colucci (2016, p.139) “devido ao grande volume de transações que a modalidade B2B realiza, é nela que a maior parte das receitas do comércio eletrônico se concentra. Um dos segmentos de negócio do B2B é realizado por intermédio dos chamados E-market places; esses compreendem sites que promovem o relacionamento e integração entre os envolvidos nas transações do business to business. Assim, integra desde o comprador, fornecedor, instituição financeira e área de logística a fim de realizar os negócios, tendo como base uma região geográfica ou até mesmo um setor de interesse”.
FONTE: ARMELIN, Danylo Augusto; SILVA, Simone Cecília Pelegrini da; COLUCCI, Claudio. Sistemas de informação gerencial. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.