Segundo Kishimoto (1990 apud BARBOSA, 2019), jogo e brincadeira são utilizados na linguagem popular com o mesmo significado. Para Friedmann (1996 apud BARBOSA, 2019), lúdico envolve o jogo, a brincadeira e o brinquedo. Gomes (2000 apud BARBOSA, 2019) prefere usar o termo atividades recreativas, ao invés de jogo, brincadeira, brinquedo e lúdico, e justifica sua opção pelo motivo da palavra jogo ter sentido polissêmico. Para Winnick (1990 apud BARBOSA, 2019), as atividades recreativas podem ocorrer através dos jogos, desenvolvem o prazer que é o meio da continuidade da ação, despertam a curiosidade e a vontade. Rosadas (1991 apud BARBOSA, 2019) caracteriza atividade recreativa como sendo a atividade que causa prazer, que diverte o ser humano e, por esse motivo possui mais possibilidades de envolver as pessoas em participação ativa; é a atividade que usa o jogo como meio para alcançar a diversão e o envolvimento.
Soluções para a tarefa
ONDE ESTÁ A PERGUNTA? ISSO É SÓ UM TEXTO?
Resposta: Ai o mapa completo
Explicação:
FICHA Nº 01
Nome da atividade: Assopra copo
Conceito: Atividade para pequenos grupos, onde a coordenação cardiorrespiratória em assoprar o canudo é essencial.
Descrição detalhada: Juntam-se e alinham-se os materiais e os competidores para assoprar os copos em cima da mesa.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos): Copos grandes descartáveis, canudos plásticos, mesa comprida, sala ou ambiente fechado que não tenha muito vento, fita branca para a chegada e amarela para o ponto de partida. Um coordenador para da partida no seu sinal.
Montagem: Copos alinhando em fileiras na mesa, com o fundo virado para cima, bem espaçados e em cada fileira 1 criança com o canudo.
Funcionamento: No sinal do coordenador, as crianças começarão a assoprar seus copos até o final da linha de chegada marcada em branco.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes etc.): Em lugares fechados e/ou com pouco vento.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Caso tenhamos muitos participantes, podemos juntar várias mesas e montar uma grande pista com largura e comprimento suficientes para atividade recreativa.
Experiências já desenvolvidas: Atividade não foi aplicada.
Outras observações:
FICHA Nº 02
Nome da atividade: Cuscuz de guerra
Conceito: Atividade muito animada para pequenos e grandes grupos, onde será imposto coordenação, reflexos, pontaria, destreza e raciocínio rápido das crianças.
Descrição detalhada: Será criado um cuscuz de areia com pau de madeira fincado nele como apoio, e terão 5 bolinhas de assoprar pequenas cheias com água com cada participante.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos): Local aberto e amplo, piso de areia ou gramado, bola de assoprar pequenas, água, pedaço de madeira fino, areia e 1 coordenador para iniciar a partida e para possíveis impasses.
Montagem: Um grande bolo de areia é formado(cuscuz) com um pedaço de madeira no meio, sustentado por esse “bolo”, depois serão enchidas bolas de assoprar com pouca água e de forma q fiquem pequenas para um bom arremesso e armazenagem nas mãos das crianças.
Funcionamento: Quando tudo estiver pronto, bolo de areia no meio e os participantes com suas bolas de água em mãos, será feito um circulo de 10 metros de distância do bolo e as crianças formando um círculo espaçados um pouco umas das outras. E ao sinal do coordenador, no sentido horário a criança que estiver as “12 horas” irá até o bolo de areia e removerá um punhado de areia com uma de suas mãos, caso o pau que estará no meio não cair, a próxima criança no sentido horário(13:00) irá remover sua parte de areia, e caso o pau no centro caia, todos poderão jogar as bolinhas uns nos outros, sendo que qualquer um que for atingido, deverá cessar imediatamente os arremessos e sair da brincadeira. Ganham todos que não forem atingidos até acabarem as bolinhas.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes etc.): Campo de areia, praia e etc
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Quanto maior o número de participantes, maior o bolo e a área.
Experiências já desenvolvidas: Com meus primos menores, eu coordenei e participei dessa brincadeira.
Outras observações: Regras para faltas, rosto é falta.
FICHA Nº 03
Nome da atividade: Bolada da verdade
Conceito: Atividade energética de pequenos e grandes grupos, onde envolverá raciocínio e destreza afiados.
Descrição detalhada: Como no queimado, só que quando o participante é acertado, terá que responder uma pergunta com a verdade e que convença o coordenador, caso contrário ficará fora.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos): Área aberta, campo de areia ou gramado, praia, praça, bola, coordenador, bola.
Montagem: Simples, é formado um círculo com os participantes.
Funcionamento: Após lançada a bola por 1 dos participantes, no 3 toque todos podem espalmar a bola para acerta o outro, contando-se o 1º toque e se o alvo do ataque segurar a bola, o atacante será o atingido e deverá falar a verdade sobre uma pergunta do seu algoz.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes etc.): campo de areia ou gramado, praia, praça.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: Menor o número de participantes, reduzem-se os números de toques para espalmar a bola (ataque a um adversário) e maior o número de participantes, maior os toques.
Experiências já desenvolvidas: Apenas como participantes com meus amigos.
Outras observações:
FICHA Nº 04
Nome da atividade: PET Boliche
Conceito: Atividade para grupos pequenos, onde compreende raciocínio e destreza médios.
Descrição detalhada: Bola derrubar a garrafa pet dos adversários, onde serão dispostas 4 garrafas de cores diferentes e 4 participantes com suas garrafas para cuidar e atacar dos adversários.
Recursos necessários (instalações, materiais, humanos): Garrafas PETS 2 litros de 4 cores diferentes, quadra fechada, bola leve, animador(orientador), cartolina colorida e barbante, 4 cadeiras.
Montagem: Serão alinhadas 4 garrafas pets do outro lado da quadra, 4 cadeiras do outro e crachás feito com cartolina colorida e barbante de mesma cor. Duas bolas leve para cada participante, totalizando 8.
Funcionamento: Serão feitas 4 filas de participantes (Verde, azul, amarelo, vermelho) espaçados em 1 metro de cada, e na outra ponta da quadra (uns 10 metros) as garrafas pets de 2 litros vazias de cores pareadas com seu representante usando crachá. No sinal do coordenador, os participantes jogarão sua bola de forma a derrubar as garrafas pets das cores inimigas, todos jogarão ao mesmo tempo, para dificultar o acerto e assim tornar mais divertida a atividade, ganha o participante que conseguir deixar sua garrafa em pé até o final. O coordenador devolverá as bolas aos participantes.
Possibilidades de utilização (ocasiões, ambientes etc.): Praça ou quadra.
Possibilidades (necessidades) de adaptação: cadeiras de altura confortável ao participante que posso ter algum problema de saúde para usar as normais.
Experiências já desenvolvidas: Atividade não foi aplicada.
Outras observações: